Atividades de leitura, escrita e interpretação de textos, oficina de desenho e pinturas, oficina de teatro de fantochess, contação de histórias, atividade de leitura e música através da percussão, com instrumentos alternativos sonoros e artesanais, atividade de memorização xadrez na escola, atividade de reciclagem de metais e plástico para a preservação do meio ambiente, atividade de danças, atividade de alfabetização com jogos educativos, foram realizadas na segunda etapa da Responsabilidade Social de Pedagogia da Facema.
O projeto abordou o seguinte tema: “Educação, Cidadania e Sociedade do Futuro: as múltiplas linguagens da escola”, com o objetivo de aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das múltiplas linguagens: artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, possibilitando o aluno em construir suas relações diante do mundo. A atividade foi realizada nas escolas municipais, Unidade Escolar Raimundo Nunes e Unidade Escolar Rui Frazão Soares, no dia 10 de junho, envolvendo a participação de 300 crianças na faixa etária de 7 a 12 anos.
A Coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Msc. Ana Maria da Mata Almeida falou desse trabalho. “Esta interação das crianças com as atividades visam o desenvolvimento da cidadania, a conscientização crítica, a participação ativa nas diversas oficinas na Semana de Responsabilidade Social nas escolas e espaços sociais. Nesse momento, em que os nossos acadêmicos podem vivenciar na prática cotidiana das teorias que aprenderam no curso, percebemos como ficam deslumbrados com o fazer pedagógico na escola, podemos perceber como é importante para os nossos alunos esses momentos e participar dessas ações nos bairros é extremamente importante, pois assim, a Facema contribui com a sociedade disseminando novos saberes.”