Responsabilidades e sociabilidades: Construindo pontes para uma cidadania plena para crianças e adolescentes, este foi o tema das palestras de Responsabilidade Social dos cursos de Direito e Serviço Social, em três escolas municipais de Caxias, entre os dias 19 a 21 de maio.
A iniciativa partiu do princípio que crianças e adolescentes sejam direcionados sobre o exercício da cidadania, o que proporciona a construção de uma sociedade pautada no respeito, solidariedade e justiça social, além de relações baseadas sem a violação dos direitos humanos.
A ação contou com a participação de 200 acadêmicos dos seis períodos do curso de Direito e mais 300 acadêmicos dos setes períodos do curso de Serviço Social. Crianças com faixa etária de 6 a 11 anos, de escolas municipais de Caxias, foram beneficiadas com a realização dessa atividade.
Profº Espc. Samuel Pereira destaca a importância do tema apresentado na jornada. “Falar da responsabilidade da criança dentro do âmbito escolar foi interessante, tendo em vista que a escola hoje é o segundo lar da criança. A nossa proposta foi de levar para a criança, o conhecimento de que além dos direitos que ela está ciente que tem através do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, ela também tem deveres. A criança tem o dever de se comportar bem em sala de aula, em casa, honrar pai e mãe, respeitar professores, coordenadores, diretores, ter disciplina, estudar, isto são questões básicas, que na maioria das vezes os noticiários não divulgam, só focam nos direitos. Foi importante para o nosso público alvo, as crianças destas escolas serem alertadas sobre o que é uma responsabilidade e que isso deve ser aplicado tanto em casa como na escola.”
Ainda de acordo com o professor, o resultado foi positivo para todos que participaram do processo. “Para o acadêmico esse trabalho que vem sendo desenvolvido é de suma importância. O aluno ao fazer isso ainda no momento da academia só tem ganhos, ele ganha e a instituição também ganha, assim como a comunidade, que ganha com o serviço orientado por alunos, com professores, e com profissionais da instituição que prima pela qualidade.”
A coordenadora do curso de Serviço Social, Profª Msc. Liana Maria Ibiapina do Monte Siqueira também falou do sucesso da atividade. “A responsabilidade foi um sucesso, a interação entre as crianças e alunos foi considerada muito positiva. E com isso, nosso objetivo foi alcançado, uma vez que crianças e adolescentes foram conscientizados sobre a referida temática. Parabéns a instituição por mais esta iniciativa, e professores e alunos pela dedicação a atividade.”
Clique aqui e confira mais fotos
Direito
Serviço Social