UniFacema

Roda de Conversa marca evento em alusão ao “Setembro Amarelo”

Publicado em 20/09/2021 10:06:03

Com a intenção de promover e sensibilizar a comunidade acadêmica para a prevenção do suicídio, defesa e valorização da vida. Os cursos de Enfermagem e Psicologia, através da Escola de Saúde do UniFacema, realizaram na noite desta quinta-feira (16) uma roda de conversa em Alusão ao “Setembro Amarelo” com o tema“Uma Explanação dos Motivos para Viver”.

O evento contou com os convidados Ana Celi Pallini- Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia com ênfase em avaliação Psicológica e Luis Fernando Rocha Psicólogo Especialista em Saúde Mental, Coordenador Municipal da Rede de Atenção Psicossocial de Caxias, mediados pela coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno e pelo Coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Msc. Braz Milanez.

Da esquerda para direita:  Luis Fernando Rocha(Psicólogo),Profa. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno(coordenadora do curso de Psicologia) ,Profa. Esp. Surama Almeida Oliveira ( Professora do curso de Enfermagem)

 

 

O momento foi aberto pela Diretora da Escola de Saúde, Profa. Msc. Márcia Sousa Santos.

Profa. Msc. Márcia Sousa Santos

Diretora da Escola de Saúde

“O evento tratou de uma temática bem diferente dos abordados geralmente na Campanha Setembro Amarelo, exaltando os Motivos para Viver, contou com a presença de professores, coordenadores e convidados, fazendo parte de uma roda de conversa. Os alunos também participaram tanto de forma on line, quanto presencial” 

(Profa. Msc. Márcia Sousa Santos /Diretora da Escola de Saúde)

Na ocasião os alunos foram surpreendidos pela apresentação dos coordenadores de Enfermagem e Psicologia que adentraram o auditório caracterizados com roupas nordestinas declamando um poema na literatura de cordel, como explicou o coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Msc. Braz Milanez.

Prof. Msc. Braz Milanez

Coordenador do curso de Enfermagem

“Tivemos a ideia de recepcionar os alunos em um evento alusivo ao “Setembro Amarelo” por meio de um poema em cordel de acordo com a temática envolvida sobre a valorização da vida, os alunos puderam participar e entender em relação a importância de valorizar as coisas simples da vida, e a literatura de cordel expressa, bem isso, a simplicidade do povo nordestino. Na oportunidade foram discutidas temáticas como espiritualidade, relações sociais, afetivas, inteligência emocional, bem como a temática de prevenção ao suicídio”, diz o coordenador.

 Prof. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno

Coordenadora do curso de Psicologia

“O evento prioriza oportunizar para os alunos conhecerem o suicídio de forma inversa, então a ideia é mostrar os motivos que temos para viver e ser feliz e assim conhecermos uma perspectiva maior sobre o que é o suicídio e de como podemos evitar”, explica a Coordenadora do curso de Psicologia, Prof. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno.

Segundo o Psicólogo Luís Fernando Rocha a melhor forma de se prevenir o suicídio é levando informações, quebrando tabus, que ainda existem e que criam barreiras, impedindo as pessoas para que busquem ajuda no serviço de saúde pública.

Luís Fernando Rocha

Psicólogo

“Hoje trouxemos dados de como a rede psicossocial em Caxias está funcionando, os pontos de atendimento que a população pode estar buscando ajuda, como essa rede se encontra articulada para atender a comunidade, espero que essas informações possam ajudar os acadêmicos que daqui a algum tempo irão estar atuando nesses locais de serviço”, argumenta o Psicólogo.

Carlos Eduardo Ribeiro Sousa

Acadêmico de Psicologia

“Espero sair desse evento com novas ideias, para que assim eu possa agregar muito ao meu curso irei estudar o comportamento humano e suas ações, então essas palestras serão de grande ajuda”.

(Carlos Eduardo Ribeiro Sousa/Acadêmico, 1° Período de Psicologia)

Franciara da Silva Costa

Acadêmica de Enfermagem

“Quero parabenizar o UniFacema pela iniciativa pois é sempre bom estar abordando e orientando a todos sobre o tema, suicídio. E para o profissional de enfermagem é de extrema importância pois a prevenção ao suicídio é um cuidado de valorização a vida”. 

(Franciara da Silva Costa/ Acadêmica,10° Período de Enfermagem)

 

 

 

 

 

 


CALENDÁRIO ACADÊMICO

abril
VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.