Secretaria Municipal de Saúde realiza VI Oficina Tutorial da Planificação da Atenção à Saúde na APS no UniFacema

Publicado em 12/07/2023 10:44:03

A VI Oficina Tutorial da Planificação da Atenção à Saúde na APS, realizada no UniFacema e promovida pela Secretaria de Saúde de Caxias, foi um encontro enriquecedor entre os profissionais das equipes de saúde da família, incluindo médicos, enfermeiros, odontólogos, ACS e técnicos de enfermagem, que atuam como tutores do processo nas unidades básicas.

A oficina contou com a presença de uma consultora e facilitadora renomada da Beneficência Portuguesa, que compartilhou seu conhecimento e experiência com os presentes. O foco principal foi a continuidade dos macroprocessos das condições crônicas, com destaque para o autocuidado apoiado, o plano de autocuidado, a ficha de compartilhamento com a Atenção Ambulatorial Especializada e o registro coletivo dos usuários.

Considerando que, para que haja a promoção de mudanças de comportamento, é importante a utilização dos dispositivos metodológicos e estilo de vida, com o uso de tecnologias contemporâneas, foram realizados breves questionamentos sobre mudanças de comportamentos, entendendo-se que essas tecnologias melhoram a atenção às pessoas com condição crônica.

Esses profissionais irão aplicar os conhecimentos por meio de planos de cuidados para os usuários com condições crônicas nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias, além de colocar em prática o plano de ação das equipes que fazem parte da metodologia da planificação da atenção à saúde na APS.

O UniFacema parabeniza a todos(as) pela presença, comprometimento e dedicação em busca de uma atenção à saúde cada vez mais qualificada e centrada nas necessidades dos usuários. Em parcerias como esta, seguimos apoiando a construção de um sistema de saúde mais eficiente e humano.