A Comissão Própria de Avaliação – CPA tem como objetivos, promover a melhoria da qualidade de ensino superior, orientar a expansão de sua oferta, aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, bem como aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de ensino superior.
Um dos processos contínuos desenvolvido pela CPA é a avaliação interna, por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade. E é através da avaliação que se sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações, desvenda formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas.
Diante desse importante instrumento, que é a avaliação, são tomadas decisões com base em um relatório abrangente e detalhando, contendo análises, críticas e sugestões que visam melhorar o andamento da instituição. E a proposta do selo da CPA “Você pediu, a CPA ouviu. Essa conquista é sua", surgiu a partir dos resultados da avaliação, uma sugestão do grupo da CPA que contou com aval da Direção Acadêmica e Geral da Facema, ratificando os resultados positivos surgidos a partir da avaliação.
Para a Coordenadora da CPA, Profª Drª Mariângela Santana Guimarães Santos, o selo veio dá uma visibilidade para o trabalho da CPA, tendo em vista a avaliação.
“É como se tivesse legitimando aquilo que o aluno pediu e solicitou. A CPA precisa está acompanhando e vendo a necessidade dos alunos, como por exemplo, a ampliação dos espaços da biblioteca, a área de vivência que teve o seu espaço ampliando com um novo layout, o piso tátil, que veio para ajudar o aluno com necessidades especiais a se locomover melhor dentro da instituição, entre outros pontos. O selo foi fixado em todos os espaços, dando entendimento que em cada setor uma coisa foi solicitada e foi atendida.”
Para a acadêmica de Direito do 7º período Hadassa Gomes Almeida Guimarães, a CPA é um importante instrumento instituído por lei. “E a CPA é a melhor forma de saber os problemas e as qualidades de uma instituição, principalmente ouvindo os alunos, que estão mais próximos e que conhecem todos os problemas e também as qualidades que elevam a faculdade. E esse instrumento tem garantido voz ao alunado de uma forma bem democrática com destaque para alguns pontos que acrescentaram melhoria para a comunidade acadêmica. Por isso, que é importante que os alunos participem da avaliação, por exemplo, eu como presidente de turma, incentivo a avaliação, os alunos pensam que não são ouvidos, mas na realidade são sim, às vezes não do jeito que a gente quer, mas da melhor forma para os alunos.”
A Profª Msc. Rosalba Maria Costa Pessoa que representa o corpo docente na área de saúde, também destaca o processo de avaliação da CPA como positivo para a comunidade acadêmica. “Principalmente agora com a introdução do selo, que confirma que as solicitações e reivindicações estão sendo atendidas através do trabalho da comissão, um benefício conquistado pela CPA. A CPA é um ponto vivo na faculdade, temos um trabalho que é desenvolvido em prol da sociedade acadêmica, ou seja, a CPA está sempre ativa, movimentando toda a instituição, todos os setores, e inclusive atualmente estamos nos preparando para receber o MEC para o credenciamento do Centro Universitário, mostrando mais uma vez que a CPA está por dentro de tudo. A meta da comissão é atualizar os professores, os alunos e toda a comunidade acadêmica, de tudo o que acontece dentro da instituição, para serem sabedores e conhecedores da filosofia da instituição, conscientizando eles do seu papel político organizacional dentro da IES. E é importante que as pessoas participem da avaliação, pois quando elas respondem conscientes as questões, mostram que o trabalho da CPA está sendo desenvolvido com êxito.”
Clique aqui e confira mais fotos