Semana da Mulher: Atividades marcam semana dos acadêmicos do UniFacema

Publicado em 15/03/2022 13:47:04

A Semana da Mulher, promovida pelos acadêmicos dos cursos do UniFacema, teve ações voltadas ao Combate à Violência Contra a Mulher. Com o tema “Somos todas marias”, aconteceram palestras, exposições e momentos de beleza para a comunidade acadêmica, durante toda a semana.

As programações tiveram início na terça-feira, 08 de março, com uma mesa redonda no auditório da IES, realizado pelos acadêmicos dos cursos de Psicologia e Serviço Social com o tema: “Dialogando sobre relacionamentos abusivos: quando o amor causa sofrimento”, onde discutiu-se sobre os relacionamentos abusivos e tóxicos vividos por muitas mulheres.

Psicóloga Clínica e Egressa do UniFacema,
Conceição Miranda

“Discutir sobre Relacionamentos Abusivos faz -se necessário visto que a percepção social da violência contra a mulher é histórica e neste sentido, ao longo dos séculos, vem se transformando em função da luta política das mesmas. Essa luta desnaturalizou esse tipo de violência, tornando-a visível e, mais recentemente, qualificando-a como uma violação dos direitos humanos e como um comportamento criminal. É preciso ampliar as redes de informação sobre a temática e realizar   debates na busca de soluções que possam minimizar essa triste realidade. E nada melhor que tais iniciativas partam de professores e alunos em suas   instituições educacionais, promovendo um novo olhar sobre essa temática ainda tão necessária de divulgação, reeducação e combate mais assertivo.” Conceição Miranda, Psicóloga e Egressa do UniFacema.

Na quarta-feira (09), as acadêmicas de Estética e Cosmética realizaram uma atividade de Responsabilidade Social na Distribuidora de Bebidas York, onde promoveram saúde e beleza às Mulheres colaboradoras do estabelecimento.

Ainda na quarta-feira, foi realizado pelos cursos Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Pedagogia uma mesa redonda com o tema: “Dialogando sobre Políticas Públicas”. O tema conversou sobre a rede de enfrentamento a violência contra a Mulher. Para este momento, estiveram presentes, a Dra. Marcela Lobo, Juíza de Direito da 3° vara criminal de Caxias, Delegada de Política Civil, Marília Vasconcelos, Emerson Oliveira, 2° Tenente da PM/ Subcomandante da Patrulha Maria da Penha e o Comandante do 2° Batalhão/ Tenente Coronel Ricardo Almeida.

Uma das maiores razões pela qual esta é uma data tão importante é a representação dos anos de luta e conquistas por direitos igualitários. Além de trazer anualmente uma reflexão sobre questões de igualdade e respeito entre os gêneros.

Josemeire Ximenes, Profa. Esp. do Curso de Biomedicina

“As discussões sobre o tema disseminam informações importantes no cerne acadêmico, ajudando a desconstruir modelos que são valorizados culturalmente contra as mulheres.  A intenção é gerar questionamentos e inquietudes em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.” Josemeire Ximenes, Profa. Esp. do curso de Biomedicina.

O acadêmico de Enfermagem, Paulo Lima, em sua fala destacou a importância da realização dessas ações no âmbito acadêmico.

Acadêmico de Enfermagem, Paulo Lima

“Semana da mulher que foi abordada no UniFacema teve um intuito de mostrar para a população presente, no evento, e aos demais que as mulheres estão sempre enfrentando barreiras sociais e culturais. E na pandemia mostrou que os direitos das mulheres continuam sendo violados, com isso a semana trouxe como intuito abranger a temática e mostrar com mais clareza a importância da representatividade feminina, mas as mulheres não se delimitam a só uma semana e sim todos os dias.”