UniFacema
Semana do Profissional do Direito promove integração entre teoria e prática no UniFacema Presidente Dutra
Publicado em 31/08/2026 16:19:30O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, Campus Presidente Dutra, realizou, entre os dias 24 e 26 de agosto, a Semana do Profissional do Direito. Com o tema “Direito em Movimento: Conhecer, Vivenciar e Transformar”, a iniciativa promoveu atividades voltadas à aproximação dos acadêmicos com diferentes áreas de atuação jurídica.
A programação reuniu experiências que integraram conhecimento teórico, situações práticas e metodologias ativas de aprendizagem. Cinema jurídico, palestra com profissional da perícia oficial e um circuito de desafios fizeram parte das atividades desenvolvidas durante os três dias.
A proposta buscou ampliar a compreensão dos estudantes sobre as múltiplas possibilidades do meio profissional, estimulando competências como argumentação, pensamento crítico, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Direito em Cena marcou a abertura da programação
A abertura da Semana do Profissional do Direito aconteceu no dia 24 de agosto, com a atividade “Direito em Cena – Cinema Jurídico”. A programação contou com a cerimônia de abertura, exibição de uma obra cinematográfica com temática jurídica e debate mediado por docentes.
Durante a atividade, os participantes discutiram questões relacionadas aos direitos fundamentais, à dignidade da pessoa humana, à igualdade, à não discriminação e aos direitos humanos. A análise também contribuiu para preparar os acadêmicos para desafios que seriam desenvolvidos nas etapas seguintes.
A utilização do cinema como recurso pedagógico permitiu relacionar situações apresentadas na obra com discussões jurídicas contemporâneas, aproximando o conteúdo trabalhado em sala das reflexões necessárias ao exercício das carreiras do Direito.
Palestra apresentou a importância da perícia e das provas materiais
No segundo dia, 25 de agosto, a programação abordou o tema “Quando os vestígios falam: o papel das provas materiais na construção da verdade no Processo Penal”. A atividade proporcionou aos estudantes uma oportunidade de conhecer mais sobre a atuação da perícia oficial e sua contribuição para investigações e processos judiciais.
O Diretor Regional do ICRIM e IML, João Paulo Pierote, compartilhou experiências relacionadas ao trabalho desenvolvido pela perícia oficial no interior do Maranhão, incluindo Presidente Dutra e outros municípios da região.
“Nós compartilhamos hoje a atuação da perícia oficial do interior do Estado, aqui em Presidente Dutra e em outros municípios, trazendo a importância da prova material e da prova científica no processo e na investigação”, destacou João Paulo Pierote.
A palestra também apresentou aspectos relacionados à diferença entre os serviços desenvolvidos pelo Instituto Médico Legal (IML) e pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), ampliando o conhecimento dos futuros profissionais sobre procedimentos técnicos presentes na área criminal.
Para a acadêmica de Direito Maria Clara, o contato com experiências práticas contribui diretamente para o aprendizado e para a preparação profissional. “É de extrema importância para nós, estudantes de Direito, porque estamos conhecendo casos e situações que geram mais conhecimento e podem contribuir para o nosso futuro profissional”, afirmou.
O acadêmico Mateus da Silva Freitas também destacou a contribuição da atividade para sua trajetória profissional. Segundo ele, a palestra trouxe orientações importantes sobre os cuidados necessários com informações e documentos relacionados aos registros de óbito.
“Essa palestra me ajudou a entender melhor os cuidados que devem ser adotados para evitar problemas nas informações registradas, tanto para as instituições envolvidas quanto para os familiares”, ressaltou o estudante.
Circuito jurídico encerrou a Semana do Profissional do Direito
O encerramento da programação aconteceu no dia 26 de agosto, com o Juris Experience: Conhecimento, Estratégia e Justiça em Competição. A atividade promoveu um circuito jurídico formado por desafios que exigiram conhecimento técnico, raciocínio, estratégia e trabalho coletivo.
As equipes participaram de estações temáticas envolvendo quiz jurídico, resolução de casos concretos, ética profissional, negociação e mediação, direitos fundamentais e desafios constitucionais. Os conhecimentos relacionados ao filme apresentado durante a abertura também foram incorporados às atividades.
A dinâmica permitiu a integração entre estudantes de diferentes períodos, fortalecendo a cooperação e a troca de experiências no ambiente acadêmico. Cada equipe acumulou pontos durante os desafios, tornando o processo de aprendizado ainda mais participativo.
A coordenadora do curso de Direito, Prof.ª Esp. Michelle Barros Falcão, avaliou positivamente a realização da iniciativa e destacou o envolvimento dos acadêmicos durante os três dias de programação.
“Hoje, 26 de agosto, finalizamos a nossa Semana do Profissional do Direito. Tivemos o nosso circuito jurídico, com perguntas, respostas, casos concretos e atividades relacionadas ao filme apresentado no primeiro dia. Foi um momento de muito aprendizado, comunhão entre os alunos e com grande aprovação dos participantes”, afirmou.
A Semana do Profissional do Direito reforçou a importância de experiências que ultrapassam o ensino exclusivamente teórico, proporcionando aos acadêmicos oportunidades de vivenciar situações relacionadas à realidade das diferentes carreiras jurídicas.
A expectativa é que os conhecimentos e experiências adquiridos durante a Semana do Profissional do Direito continuem contribuindo para a trajetória acadêmica dos participantes, ampliando sua preparação para a inserção no meio profissional e para uma atuação comprometida com a justiça e a sociedade.
Veja as fotos:





















Com informação da Assessoria de Comunicação e Marketing do UniFacema Publicado em 31/08/2026 Por Andressa Félix