O Serviço-Escola de Psicologia do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema tem se destacado como um espaço essencial para a formação dos acadêmicos e para o atendimento qualificado à comunidade, promovendo experiências práticas e fortalecendo a missão social da instituição.
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Prof.ª Msc. Ana Valéria Lopes Lemos, a criação do Serviço-Escola surgiu para atender a uma dupla necessidade: “De um lado, oferecer aos alunos um espaço estruturado para a prática de ensino, pesquisa e extensão supervisionada; de outro, responder a uma demanda social importante, levando à comunidade ações de interesse coletivo”, explica.
Entre as ações já realizadas, a coordenadora cita campanhas educativas como o Maio Amarelo, rodas de conversa em escolas sobre saúde mental, atividades voltadas a idosos em instituições de acolhimento e atendimentos psicopedagógicos a estudantes do UniFacema. “Essas iniciativas têm o propósito de sensibilizar, promover o cuidado emocional e fortalecer vínculos sociais, sempre com a participação ativa dos nossos acadêmicos e professores”, ressalta.
Para o acadêmico Francisco Alisson Sena Araújo, do 10º período de Psicologia, participar do Serviço-Escola tem sido uma experiência marcada por aprendizado e transformação. “Atuar nesse espaço trouxe não apenas a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como organização, postura profissional, comunicação e trabalho em equipe”, destaca.
Segundo a Prof.ª Msc. Jakeline Conceição Guimarães Sousa, que supervisiona o Serviço-Escola de Psicologia do UniFacema, o espaço tem se consolidado como um elo entre a formação acadêmica e o compromisso social. “Acompanhamos de perto atividades e projetos que integram teoria e prática, desde demandas que chegam por meio de ofícios da comunidade até ações planejadas em escolas, abrigos e instituições públicas e privadas de Caxias-MA”, explica.
A professora também enfatiza o engajamento dos monitores e docentes no desenvolvimento das atividades. “Os acadêmicos atuam ativamente na organização, no planejamento e na execução dos projetos, enquanto o envolvimento docente favorece a troca de experiências e a consolidação de um ambiente colaborativo, que beneficia tanto os estudantes quanto a comunidade”, finaliza.
A acadêmica Alice Mariana Costa Bezerra dos Santos, também do 10º período de Psicologia, define sua experiência como enriquecedora. “O Serviço-Escola possibilita aplicar técnicas aprendidas em sala, ampliar a escuta com a comunidade e compreender de forma mais concreta o compromisso social da Psicologia. Essa vivência vai além da construção de currículo, representando uma verdadeira transformação pessoal e profissional”, ressalta.
Com ações como essa, o UniFacema reforça a importância de unir ensino, pesquisa e extensão, criando um ambiente em que os alunos aprendem com a prática enquanto contribuem para a sociedade. O Serviço-Escola se torna, assim, um instrumento de transformação social e de excelência acadêmica.
Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing do UniFacema Publicado em 22/08/2025 Por Andressa Félix