A disciplina Enfermagem Saúde do Trabalhador está estimulando os acadêmicos do 7º período do curso de Enfermagem a colocarem em prática todo o aprendizado adquirido em sala de aula de uma forma bem real.
A iniciativa da prática de Simulação Realística surgiu da necessidade de motivar os alunos a vivenciaram à profissão de forma concreta. A Profª Msc. Mariana de Oliveira Sanchez destacou a importância da ideia. “Na simulação realística o aluno foi além da prática, porque aqui não esteve reproduzindo a técnica, ele vivencia, de maneira simulada, o ambiente de trabalho reproduzindo as dificuldades do profissional no dia-a-dia. É fundamental que isso ocorra, porque faz com que este aluno tenha uma auto reflexão e com a assimilação do conhecimento decorre a transformação. E o objetivo é esse, pois a educação sem transformação ele não tem objetivo.”
Para os alunos que já desenvolveram várias atividades na simulação realística, o momento é de aprendizado. O tema da atividade, do dia 14 de maio, estave direcionado ao uso adequado dos EPI’s – Equipamentos de proteção individual.
“A prática do conteúdo adquirido em sala de aula envolvendo a simulação, forneceu para nós alunos, uma ideia do que é exatamente o trabalho dentro do hospital. E a partir desse momento a gente saiu um pouco do teórico e entrou na prática, o que nos proporcionou uma melhor fixação do assunto, daí a importância dessa atividade.”, afirmou Edinaldo Silva Santos, acadêmica do 7º período de Enfermagem.
Fabiano Rosa, também acadêmico do 7º período, enfatiza as palavras da colega. “O lado prático da atividade, para nós alunos foi um tira dúvida, literalmente a prova dos 9. Em sala de aula, o conteúdo ministrado pelo professor foi imenso, era hora da prática tivemos realmente a possiblidade de testar este aprendizado e saber até onde está o nosso conhecimento foi absolvido, por isso a importância da simulação.”
Esse trabalho da Facema é o início de um projeto bem mais amplo, que pretende ser implantando com mais profundidade e tecnologia em um futuro próximo.
Clique aqui e confira mais fotos.