Acadêmicos do 7º período de Enfermagem participaram no dia 21 de maio, no auditório do IES, da palestra “Síndrome de Burnout”, ministrada pela Profª Espc. Ana Valéria Lopes Lemos.
No encontro, a professora falou dos sintomas, diagnóstico e tratamento da doença, bem como algumas orientações para evitar o desenvolvimento da Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, como é mais conhecida, e que inclui em seu grupo de risco, o profissional de enfermagem.
“Essa iniciativa da Facema foi muito importante, porque o acadêmico de enfermagem quando entrar no mercado de trabalho já vai com o conhecimento da possibilidade de vir a desenvolver a Síndrome de Burnout. Isso porque a enfermagem é uma das profissões com mais risco de desenvolver essa síndrome, a explicação é porque o enfermeiro tem contato direto com o paciente e a doença ocupacional, que tem origem no ambiente de trabalho. Então esses alunos, conhecendo a síndrome, já vão saber como se proteger, como tratar, inclusive observar os seus colegas de trabalho dentro dos hospitais e orientá-los sobre a doença.”, falou a professora.
Durante a palestra, a professora também destacou que os profissionais que tem uma predisposição para desenvolver a síndrome, são principalmente aqueles mais engajados e comprometidos com o trabalho.
A palestra fez parte das atividades desenvolvida na disciplina Saúde do Trabalhador, ministrada pela Profª Msc. Mariana de Oliveira Sanchez, que destacou a importância da temática, principalmente para o enriquecimento do conhecimento dos alunos.
“A importância de trazer a Profª Espc. Ana Valéria, que também é psicóloga, para ministrar a palestra e transferir esses conhecimentos sobre a doença, vai ajudar e muito o profissional para detectar precocemente a síndrome, e como tratar não só ele, mas também aos outros colegas de profissão.”
Clique aqui e confira mais fotos