A Supervisão de Estágios da Facema promoveu no dia 07 de abril, na Clínica de Saúde da Facema e Shopping Caxias, ações de saúde. As atividades foram desenvolvidas em parceria com as coordenações dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia.
A ação coletiva teve como iniciativa conscientizar a população sobre a importância do cuidar da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Atendimentos, palestras e panfletagem foram realizados pelos acadêmicos.
A supervisora Caroline Rios explica o porquê de parte das atividades serem desenvolvidas no Shopping: “A escolha partiu de alguns pontos de destaque, como o fato de ser um local inovador, com um ambiente totalmente diferente dos padrões e também devido ao fluxo de pessoas ser maior. Então o trabalho dos alunos foi o de orientar e fornecer explicações sobre a importância do cuidar da saúde tanto para os visitantes que frequentem o shopping, como para colaboradores, funcionários e lojistas, que aceitaram muito bem o desenvolvimento da ação neste local.”
As equipes de alunos, professores e preceptores foram divididas. Uma parte ficou prestando atendimento na Clínica da Facema, e outra parte foi deslocada para o Shopping Caxias.
O consultor de vendas Francisco Fábio da Silva Nascimento, que trabalha em uma loja no shopping, parabenizou a iniciativa da Facema.
“Muito boa essa ideia, porque nós, que não temos tempo de assistir palestras com esses temas, tivemos a oportunidade de tirar dúvidas e aprender sobre assuntos que são do nosso interesse e que podem até ajudar a salvar uma vida, que é o caso das informações sobre primeiro socorros. Agora em uma situação de urgência, já sei como prestar ajuda a partir dos ensinamentos repassados pelos alunos de Enfermagem da Facema.”
Para a acadêmica do 9º período de Enfermagem Dayane Silva Sousa, a importância da atividade está em poder repassar informações para a população de um modo em geral. “Em nosso caso específico, que estamos falando do atendimento de primeiro socorros, é muito bom levar esse conhecimento para as pessoas leigas. Agora eles vão poder ajudar muito mais em situações de riscos no dia a dia, evitando inclusive que algumas situações se tornem graves. Exemplo disso, no caso de choque elétrico, se a vítima tiver uma parada cardiorrespiratória, uma massagem cardíaca pode dar tempo de salvar a vida da vítima, até que os profissionais cheguem ao local do acidente.”
Clique aqui e confira mais fotos