A Profª Espc. Maria de Jesus Martins de Andrade Cunha teve seu trabalho aceito no 2º Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Ativismos das dissidências sexuais e de gênero, que foi realizado em Salvador-BA, no período de 04 a 07 de setembro.
A Filósofa Judith Butler foi uma das convidadas principais do seminário, e foi convidada para realizar a conferência de abertura. O seminário contou também com sete rodas de conversa, chamadas de Encontros de Diálogos Interdisciplinares (EDIs) e seis mesas redondas. Participaram do encontro, ativistas, artistas e pesquisadoras, em especial as que atuam em países da América Latina, em Portugal e na Espanha.
A Profª Espc. Maria de Jesus apresentou o trabalho intitulado: Desvelando a identidade proibida no grupo de convivência borboleta em Caxias-Ma, na categoria de exposição oral, no grupo de trabalho que discutia sobre a sexualidade dissidente.
Segundo a professora, essa pesquisa já vem sendo desenvolvida ao longo de dois anos e faz parte do objeto de estudo de seu mestrado.