Foi realizado no auditório da Facema, no dia 10 de novembro, Seminário de Mobilidade Urbana de Caxias. Na oportunidade, acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Facema, apresentaram os trabalhos que foram desenvolvidos por eles, durante o período em que estiveram trabalhando no projeto de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Caxias.
Esse plano é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caxias em parceria com o Governo do Estado e a Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – Facema. Participaram do seminário, secretários municipais, representantes da sociedade civil e membros da Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA e também Associação aos Deficientes Físicos de Caxias – ADEFIC, alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Facema.
Para alguns alunos que tiveram o privilégio de contribuir com a elaboração do plano de mobilidade, essa oportunidade de participar do projeto foi única. “Foi muito importante ter participando desse projeto. Hoje em Caxias, o que pudemos vê é uma total inacessibilidade, isso foi constatado a partir dos levantamentos feitos durante a elaboração do plano. Por isso, que a mudança é necessária, e tivemos o apoio da população, que aprovou a iniciativa, inclusive dando sugestões a respeito da construção de rampas em locais que consideram necessários.”, destacou o acadêmico do 1º período de Arquitetura e Urbanismo, Adriano Monteiro Reis.
O acadêmico do 3º período de Engenharia Civil, Samuel Martins Silva falou que foi gratificante ter participado da construção do plano. “Esse trabalho vai ajudar muito as pessoas que realmente precisam de acesso livre para se locomover, através de uma sinalização adequada, rampas. Enfim, esse plano elaborado em conjunto com meus colegas, vai ajudar muito a cidade de Caxias, porque vai proporcionar melhores condições de vida para aquelas pessoas que realmente precisam: deficientes físicos e visuais, além dos idosos como é o caso dos meus pais. Muito feliz em ter participado da elaboração do plano.”
Clique aqui e confira mais fotos