A primeira atividade de Responsabilidade Social de Pedagogia foi realizada no dia 16 de março, uma caminhada em prol de um trânsito mais consciente e seguro.
Participaram da ação, 100 acadêmicos do 1º ao 8º período, 7 professores, que contaram com o apoio da Secretária Municipal de Trânsito de Caxias, através dos agentes Eliete Carvalho, Anselmo Lima Filho e Francisjames de Moura.
Munidos de apitos, com faixas e cartazes, os acadêmicos percorreram o centro de Caxias em uma caminhada de conscientização de um trânsito seguro, promovido através da educação e cidadania, como estava estampada na faixa principal levada pelos alunos.
Para a acadêmica do 7º período de Pedagogia, Beatriz de Almeida Nunes, o objetivo da caminhada era de mostrar para a sociedade que o papel do Pedagogo não está limitado apenas a sala de aula.
“O nosso trabalho pode ser realizado também em outros espaços não escolares, inclusive nas ruas, organizando manifestações como essa, falando sobre o trânsito que é uma questão educacional”
O agente de trânsito, Francisjames de Moura enfatizou a importância da caminhada. “O conhecimento é a base de tudo e se a gente começar a desenvolver atividade desse tipo, vamos conseguir atingir objetivos mais concretos, que é um trânsito mais consciente e melhor. Essa iniciativa dos alunos de Pedagogia do UniFacema foi de grande importância porque teve a intenção de pensar em um futuro com menores índices de acidentes no trânsito, com pessoas mais educadas”
Segundo a Coordenadora de Pedagogia Profª Drª Mariângela Santana Guimarães dos Santos a ideia de sair dos muros da escola foi para mostrar que a Pedagogia tem uma contribuição muito grande para a sociedade no sentindo da orientação, da conscientização, do cuidado com a vida. “A organização dos alunos e da coordenação do curso, partiu do que poderia ser feito em termos de contribuição, tendo em vista as grandes violências observadas na cidade de Caxias referente ao trânsito. Então, nesse primeiro momento, resolvermos chamar a atenção da sociedade com uma caminhada, com alunos e professores caracterizados, com uma camisa que chamava a atenção para esse momento, além de faixas. Já na segunda etapa da responsabilidade social, a mesma temática será abordada, mas de forma diferenciada, uma blitz educativa para os condutores de veículos e também para os pedestres, em pontos estratégicos da cidade. Agradecemos o apoio da instituição, do Marketing, da C oordenação de pós-graduação e também da Secretaria Municipal de Trânsito. ”
Clique aqui e confira mais fotos