Acadêmicos do 5º período de Enfermagem participaram no dia 30 de novembro, segunda-feira, do lançamento de uma campanha a nível nacional encabeçada pela Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST, realizado no auditório do COREN, em Teresina, Piauí.
O evento teve como objetivo, discutir a importância da prevenção da úlcera por pressão, uma problemática das feridas crônicas, das quais, a úlcera por pressão é um indicador de qualidade da assistência de enfermagem. Diante da temática, a SOBEST entendeu a necessidade de
fazer uma mobilização junto com instituições de ensino e acadêmicos, sensibilizando sobre a importância das medidas básicas de decúbito, ou seja, mudar o paciente de lado em intervalos de tempo minimizando a pressão, o que vai aliviar e evitar a pressão, que é feita sobre as premências ósseas e tecidos na pele do paciente, evitando assim a formação das feridas.
O Profº Msc. Braz Milanez, que ministra a disciplina de Bases Técnicas esteve acompanhado a turma de 39 alunos do 5º período de Enfermagem no encontro. “Foi um momento muito enriquecedor
para o processo de formação desses alunos, que voltaram com uma outra visão desse problema, uma vez que, a disciplina de Bases Técnicas, contempla o conteúdo de feridas e lesões de pele. Eles estudaram recentemente todo o conteúdo e tiveram a oportunidade de ver de perto a importância da campanha realizada por profissionais enfermeiros, assistenciais e istomaterapeutas no Piauí.”