Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema) abriu edital para a formação da sua primeira turma de Doutorado.
Ofertando 18 vagas, este Doutorado executado através do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) é direcionado aos docentes vinculados ao UniFacema. O objetivo é que a partir dessa formação primeira, os novos doutores da casa, possam criar outros programas de pós-graduação dentro deste centro universitário, capaz de atender uma demanda regional mais abrangente.
A Profa. Dra. Magnólia de Jesus Sousa Magalhães, coordenadora local do Doutorado da instituição receptora (UniFacema), enfatiza que a qualificação do corpo docente do UniFacema é uma ação grandiosa e mostra que a IES se preocupa constantemente na qualidade do ensino prestado à comunidade local e regional.
A Profa. Mara Regina Santos da Silva, coordenadora do PCI FURG - UniFacema, coloca que o Projeto de Cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande e o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (PCI - FURG-UniFacema) tem a finalidade de colocar em funcionamento uma turma de até 18 vagas para o doutoramento de profissionais que atuam nessa região. Trata-se de um projeto alinhado com a política da CAPES para formação de recursos humanos, altamente qualificados, para atuação na docência, na pesquisa e no mercado de trabalho, que contribui e atesta o comprometimento institucional com o desenvolvimento desta região. Diz ainda, que este projeto vem sendo arquitetado desde 2015, envolvendo diversas instâncias de ambas as Instituições.
"Ao longo desse tempo, inúmeras adequações foram necessárias para atender as exigências legais de uma cooperação entre uma instituição federal e uma particular. O primeiro ato legal foi a assinatura do Convênio de Cooperação Acadêmica e Intercâmbio Técnico, Científico e Cultural, firmado em 07 de maio de 2018 entre a FURG e o UniFacema. Este Convênio é hoje o principal lastro que dá sustentação para que os futuros doutores que serão titulados possam criar e/ou fortalecer Linhas de pesquisa e grupos de pesquisa no UniFacema que respondam as demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas regionais. E, ademais, num futuro bem próximo, subsidiar a criação de um programa de pós-graduação stricto sensu, na região de Caxias e adjacências, contribuindo para reduzir as assimetrias regionais no Brasil. Cinco anos se passaram desde que iniciamos este projeto. Se por um lado pode parecer muito tempo, por outro é o que nos garante o direito de parafrasear Saint-Exupéry e dizer que: “foi o tempo que gastamos com o PCI que o fez tão importante para nós”", finaliza.