UniFacema Campus Caxias promove ciclo de palestras em alusão ao Dia do Farmacêutico

Publicado em 10/04/2024 17:04:06

O UniFacema Campus Caxias, por meio do Curso de Farmácia promoveu, nesta terça-feira, (09/04), um ciclo de palestras em alusão ao Dia do Farmacêutico, com os temas “Os desafios do Farmacêutico nos grandes centros urbanos e os avanços no exercício da Farmácia Clínica”, ministrada pela Professora do Curso de Farmácia do UniFacema, Ma. Suylane Sobral de Sousa e “O papel dos órgãos de Classe nas conquistas e promoção da profissão e a responsabilidade do Farmacêutico”, ministrada pelo Msc. Luiz Fernando Ramos Ferreira, Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF).

O Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, é uma data de reconhecimento e homenagem a esses profissionais que desempenham um papel crucial na promoção do uso seguro e eficaz de medicamentos, além de atuarem em outras áreas, como: análises clínicas, farmácia hospitalar, indústria farmacêutica e saúde pública.

O Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF), Luiz Fernando Ramos Ferreira, mencionou a relevância do evento e a sua contribuição para os acadêmicos e acadêmicas presentes.

“Esse evento que o UniFacema realizou, em alusão ao Dia do Farmacêutico, é muito importante para os acadêmicos que aqui estão se formando. Hoje, neste ciclo de debates, tivemos profissionais que vieram trazer as suas experiências, como a Suylane Sobral, que é professora da casa, e nos trouxe uma fala sobre a Farmácia Clínica. Eu vim para falar sobre o papel e a importância do Conselho para os estudantes, que muito em breve, estarão exercendo a profissão de farmacêuticos. Então, eu quero dar os parabéns ao UniFacema, por mais esse incentivo para os seus acadêmicos e acadêmicas, trazendo esse diferencial, aqui para a região. Tivemos a belíssima oportunidade de ter um auditório repleto de estudantes do primeiro ao décimo período, e isso demonstra o quanto a IES vem oferecendo oportunidades para a busca do conhecimento. O Conselho sente-se muito honrado em ter participado deste evento tão especial.”

As palestras visaram a promoção, a valorização e o reconhecimento da importância do papel do profissional Farmacêutico na promoção da saúde e no cuidado com a população, destacando a diversidade das suas áreas de atuação, estimulando a reflexão sobre questões éticas e sociais relacionadas à prática farmacêutica e promovendo o diálogo sobre o acesso a medicamentos, automedicação responsável e sustentabilidade na cadeia de produção farmacêutica.

O Prof. MsC. Hálmisson D'arley Santos Siqueira, coordenador do Curso de Farmácia do UniFacema, também discorreu sobre a importância do ciclo de palestra e a participação dos palestrantes e estudantes.

“O ciclo de palestras que realizamos em alusão ao Dia do Farmacêutico foi muito prazeroso e importante para todos nós, porque só trouxe acréscimos para alunos e alunas da instituição. Contamos com o apoio e a parceria do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão, na pessoa do seu presidente, Dr. Luiz Fernando Ramos, presença que muito nos honrou. É importante frisar também que, a palestra inicial com a professora Suylane Sobral sobre a atualidade das ações do farmacêutico nos grandes centros urbanos, nos trouxe um ganho muito importante. Nossos estudantes tiveram a oportunidade e aproveitar ao máximo o grande conteúdo que foi repassado, em relação ao exercício da profissão, e esse resultado muito nos alegra e nos honra, por vermos que os alunos tiveram a oportunidade e aprender muito mais sobre a profissão.”