O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, Campus Caxias, realizou, no dia 23 de março de 2026, a mesa-redonda “Semana de Combate à Violência contra a Mulher”. A iniciativa teve como objetivo promover um espaço de inspiração, aprendizado e fortalecimento, reafirmando que o enfrentamento à violência contra a mulher também está diretamente relacionado à garantia de oportunidades, respeito e igualdade. O evento foi direcionado aos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A programação contou com a participação de docentes e profissionais convidadas, reunindo diferentes experiências e perspectivas sobre o papel da mulher no desenvolvimento da sociedade. Compuseram o dispositivo de honra a mediadora Prof.ª. MSc. Slanna Larissa Olímpio Costa, a Prof.ª. MSc. Rayana Patrícia da Costa Cunha, a Eng. Camila Jordana de Sousa Sá, a Eng. Mariana Silva Guimarães Costa, a empresária Ana Cleudia Lima da Silva e a Arq. Camila Rocha do Nascimento.
Durante a mesa-redonda, foram discutidos temas como desigualdade de gênero, desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho, representatividade feminina e a importância da inclusão em áreas estratégicas como engenharias, tecnologia e planejamento urbano. A mediadora Prof. MSc. Slanna Larissa Olímpio Costa, destacou a relevância da promoção de espaços de diálogo no ambiente acadêmico. “A academia tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa. Promover momentos como este fortalece a reflexão crítica e amplia a compreensão sobre a importância da equidade de gênero”, afirmou.
A Eng. Mariana Silva Guimarães Costa, enfatizou os desafios e conquistas da presença feminina nas áreas técnicas. Segundo ela, “as mulheres vêm ocupando espaços importantes nas engenharias, mas ainda enfrentam barreiras que precisam ser discutidas e superadas por meio do conhecimento e da valorização profissional”.
A empresária, Ana Cleudia Lima da Silva, ressaltou a importância do empreendedorismo feminino como ferramenta de transformação social. “Quando a mulher conquista autonomia financeira, ela amplia suas possibilidades e fortalece sua independência, contribuindo diretamente para uma sociedade mais equilibrada”, pontuou.
A arquiteta e urbanista, Camila Rocha do Nascimento, abordou a contribuição das mulheres no planejamento urbano. “A presença feminina nos processos de construção das cidades traz um olhar mais sensível e inclusivo, fundamental para o desenvolvimento de espaços mais seguros e acessíveis para todos”, destacou.
Representando o corpo discente, a acadêmica Mariana Pinheiro Ferreira, do 5º período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, evidenciou o impacto da ação na formação acadêmica. “Eventos como este, ampliam nossa visão de mundo e nos incentivam a buscar mais espaço no mercado de trabalho, com confiança e preparo”, afirmou.
A mesa-redonda foi conduzida por meio de exposições individuais e debates mediados, promovendo a interação entre palestrantes e participantes. Reforçando a importância de iniciativas que promovam o respeito, a equidade e o enfrentamento à violência contra a mulher.
Veja as fotos:















Com informação da Assessoria de Comunicação e Marketing do UniFacema Publicado em 24/03/2026 Por Andressa Félix.