O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, Campus Presidente Dutra, realizou na última quarta-feira, 10, o curso livre “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio no Ambiente Universitário”, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental e prevenção ao suicídio. A atividade ocorreu no auditório da instituição, reunindo acadêmicos dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia, uma programação dedicada à conscientização sobre saúde mental, valorização da vida e fortalecimento de redes de apoio dentro da instituição.
Segundo Ian Lucas Batista Veras, acadêmico do 4º período de Enfermagem, participar do curso foi enriquecedor, permitiu refletir sobre a importância de cuidar da saúde mental e reconhecer que pedir ajuda é um ato de coragem. Ele destacou que as dinâmicas e estudos de caso ajudaram a perceber como pequenas ações de acolhimento e empatia podem fazer grande diferença na vida de colegas e reforçam a formação de profissionais mais humanos e atentos às necessidades do outro.
Já Maria Luiza Nunes de Freitas, acadêmica do 2º período de Psicologia, afirmou que o evento proporcionou uma visão ampla sobre valorização da vida e a construção de uma rede de apoio dentro do campus. Para ela, as palestras e atividades reflexivas mostraram que todos podem contribuir para um ambiente mais acolhedor e seguro, fortalecendo laços com colegas e professores, e reforçando a importância do cuidado com o bem-estar emocional.
A palestra foi ministrada pela Psicóloga Eduarda Pereira Morais, que destacou quatro pilares essenciais para a prevenção ao suicídio: valorização da vida, sinais de alerta, acolhimento e escuta ativa e rede de apoio. Ela explicou como esses pontos contribuem diretamente para a construção de um ambiente acadêmico mais humano e acolhedor:
“Esses eixos promovem a conscientização sobre a relevância da saúde mental no percurso acadêmico, onde pedir ajuda não é visto como fraqueza, mas como coragem. Também ajudam na identificação precoce de acadêmicos em sofrimento, possibilitando encaminhamento adequado, além de fortalecerem a rede de apoio institucional, contribuindo para um ambiente universitário mais seguro e acolhedor. O Setembro Amarelo, dentro do centro universitário, é mais do que uma campanha: é uma oportunidade de transformar e compreender, em um espaço de acolhimento, prevenção e valorização da vida. De fato, não sabemos a realidade de todos, então a construção e o fortalecimento de relações pela quebra de silêncio e pela conscientização através de palestras, redes de apoio e do papel dos colegas, professores e serviços de psicologia da instituição são suportes fundamentais. Cuidar da mente é um ato de amor próprio e também de responsabilidade com o futuro que você deseja construir. Reconhecer seus limites, procurar ajuda e permitir-se descansar são passos essenciais. Cada vida é única, insubstituível e carrega consigo possibilidades que vão muito além das dificuldades do momento.”
O Setembro Amarelo dentro do UniFacema reafirma que a campanha vai além da cor e do símbolo: é uma oportunidade de quebrar o silêncio, estimular a empatia e construir uma cultura de prevenção, fortalecendo o compromisso da instituição em cuidar de sua comunidade acadêmica de forma integral, humana e responsável.
Veja as fotos:
Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing do UniFacema Publicado em 12/09/2025 Por Andressa Félix.