UniFacema comemora os seus 15 anos em um evento com a presença de seus mantenedores e colaboradores

Publicado em 25/01/2024 19:45:46

O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão- UniFacema celebrou, na última terça-feira (23), os seus 15 anos de fundação, contando com a importante participação de seus mantenedores e colaboradores. Estiveram presentes neste dia marcante as mantenedoras, senhoras Maria Aparecida Barroso Coutinho e Aryzaltina Silva Penha, o Reitor, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves, o Chanceler, Sr. José Teixeira Júnior, o Pró-reitor Acadêmico, Prof. MsC. Tiago Leal Catunda Martins, o Pró-reitor Administrativo-financeiro, Sr. Nilson Barbosa Cardia, Coordenadores e Coordenadoras de cursos, Professores e demais colaboradores, que receberam homenagens especiais nesta data tão significativa para todos e todas. Durante o evento, as mantenedoras também receberam uma homenagem surpresa, suscitando grandes emoções.

A Comemoração desta importante data também marcou a expansão do UniFacema, que há 15 anos busca desenvolver-se continuamente para estar sempre renovado e atualizado para os novos tempos. Como consequência, essa trajetória foi repleta de feitos que evidenciam o seu progresso na formação em nível superior, expandindo-se para novas praças, com novos campi, com uma nova modalidade de ensino e novos polos. O UniFacema, que surgiu como faculdade, em menos de uma década, tornou-se Centro Universitário, com avaliações sempre reconhecidamente positivas junto ao MEC, até tornarem-se excelentes, assim como os seus egressos que continuam multiplicando-se e demonstrando suas competências, fazendo a diferença no mercado de trabalho.  Este foi, sem dúvida, um dia especial para que todos pudessem agradecer e comemorar tantos anos de existência e sucesso.

A mantenedora do UniFacema, senhora Aryzaltina Silva Penha expressou toda a sua gratidão e felicidade pela celebração dos 15 anos da fundação do UniFacema.

“Quero agradecer primeiramente a Deus, depois à minha família, e não poderia deixar de agradecer a todos e todas que contribuíram para que pudéssemos estar aqui até hoje, firmes e fortes, porque se nós conseguimos alcançar o sucesso e os nossos objetivos foi, sem dúvida, unicamente por meio do trabalho de muitas mãos. Mais uma vez obrigada, e acredito que ainda vamos completar muito mais anos, repleto de realizações.”

A senhora Maria Aparecida Barroso Coutinho, mais uma mantenedora do UniFacema, também falou da sua emoção e contentamento por tão importante data.

“Meu sentimento é de alegria, gratidão e paixão pelo que fazemos, e certamente de muito respeito ao nosso público, aos nossos fornecedores, aos nossos alunos, aos nossos colaboradores e demais parceiros. Só temos a agradecer e comemorar esse maravilhoso dia que marca o nascimento do UniFacema, há 15 anos.”

O Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves, um dos homenageados do dia, reafirmou a seu júbilo e honra em fazer parte, desde o começo, dessa história de sucesso.

“É com imensa satisfação e orgulho que celebramos os 15 anos de existência do UniFacema. Este é um marco significativo, não apenas para a instituição, mas para todos que contribuíram ao longo dessa trajetória de sucesso. Uma IES tem em seu papel social a contribuição para a formação de cidadãos conscientes, críticos e engajados socialmente. Ela não apenas fornece conhecimentos técnicos, mas também promove valores éticos, cidadania e responsabilidade social. Além disso, as IES são agentes propulsores da mobilidade social, oferecendo oportunidades de ascensão por meio da educação. O UniFacema, ao longo de seus 15 anos de existência, tem desempenhado um papel crucial na formação de mão de obra qualificada em diversas áreas. Além disso, a instituição tem se destacado na produção de conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional. A ênfase na pluralidade, na responsabilidade social e no estímulo à pesquisa demonstram o compromisso do UniFacema com a excelência acadêmica e a formação integral de seus estudantes. O legado construído ao longo desses anos reflete-se não apenas em diplomas, mas também na transformação de vidas e na contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida. Em todo esse tempo de história, estive presente, integralmente, nos processos regulatórios e de desenvolvimento institucional por 14 anos, buscando incessantemente o avanço da nossa instituição. Mesmo estando no interior do Maranhão, sempre defendemos nossa honrosa história e invejável trajetória em eventos acadêmicos e científicos, mostrando que pensamentos e feitos grandiosos podem surgir em qualquer lugar.”

Definitivamente, o dia 23 de janeiro de 2024, foi um dia especial para aqueles e aquelas que fizeram e fazem parte da família UniFacema, e por isso, só podemos agradecer e comemorar, desejando que todos continuem juntos para celebrar muitos outros anos de existência, com a mesma qualidade de ensino e novas conquistas.