UniFacema desenvolve o Projeto de Responsabilidade Social “Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”

Publicado em 17/04/2023 15:30:57

Inserido em seu Projeto de Responsabilidade Social, o UniFacema, por meio de suas Coordenações dos Cursos de Educação Física e Nutrição, desenvolveu, no último sábado(15), o evento “Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”, com o objetivo de promover ações específicas voltadas para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida da comunidade, com a participação de alunos e alunas da instituição, desde os primeiros períodos, dos Cursos de Educação Física e Nutrição.

Desde 1998, qualidade de vida é definida pela Organização Mundial da Saúde(OMS) como a percepção do indivíduo de sua posição de vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais este indivíduo vive, e também, em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Neste contexto, os principais elementos que contribuem para uma vida mais saudável constituem um conjunto de bons hábitos, que quando combinados, colaboram para o menor risco do desenvolvimento de doenças, sejam elas físicas ou mentais.

Uma alimentação saudável também está entre esses elementos, que proporcionam ao organismo humano condições para uma vida saudável e exerce grande influência sobre as condições de saúde. Além disso, é importante destacar a atividade física que, quando não praticada com regularidade, pode ter relação com o aumento da prevalência da mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis. O sedentarismo possui a predisposição de aumentar com a idade, por isso, é fundamental o incentivo à prática de atividades físicas regulares o mais cedo possível.

O público-alvo desta ação foram crianças e adolescentes do Projeto “Futebol São Francisco”, do Campo Rita Queiroz e crianças e adolescentes do projeto de Futebol, do bairro Eugênio Coutinho. As ações envolveram: a realização de alongamento e aquecimento para os participantes; avaliação física(teste de bioimpedância); desenvolvimento de fundamentações técnicas; informações sobre a quantidade de açúcar dos alimentos e sobre importância de uma alimentação saudável; orientações nutricionais; avaliação e diagnóstico nutricional e orientação da alimentação na prática do futebol.

Desta forma, o UniFacema continua cumprindo com o seu papel de participação e incentivo para a realização de ações que envolvam a responsabilidade social.