Na última quarta-feira, (25/10), foi realizada a I Mostra de Experiências do Programa Saúde na Escola das Macrorregionais de Saúde, em Caxias. O Evento aconteceu no UniFacema, com a disponibilização de toda a infraestrutura da IES. Este foi o marco histórico do Programa Saúde na Escola em reconhecer o território como mola propulsora de prevenção.
O Programa Saúde na Escola (PSE) vem realizando várias ações nas instituições escolares, com objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Essas atividades são de suma importância para o desenvolvimento dos educandos. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania. Várias escolas são atendidas pelo Programa Saúde na Escola e pelos profissionais das UBSs que atuam dentro das escolas, e que salva vidas, com as diversas experiências, como a de capacitar os escolares em primeiros socorros, em diversas regionais que alcançam o cuidado integral deste público.
De janeiro a agosto, o Programa Saúde na Escola (PSE) de Caxias já realizou mais de 790 atividades, atingindo grande parte do público, em apenas 8 meses de atuação. O PSE de Caxias está entre os três municípios do Maranhão em desenvolvimento das ações, esse resultado se deve à parceria entre Saúde e Educação, compromisso das Estratégias de Saúde da Família e da equipe da Educação, tudo em prol da promoção da saúde dos alunos.
A coordenadora o PSE de Caxias, Shirley Almones fala sobre as parcerias e agradece ao UniFacema pelo apoio e disponibilidade de sua infraestrutura.
“Realizamos esse importante evento, em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde Municipal e Estadual, nas excelentes e amplas instalações do UniFacema, com total conforto em todos os espaços que nos foram oferecidos. Quero expressar a minha gratidão ao UniFacema e aos colaboradores e colaboradoras pela qualidade e disponibilidade do atendimento”
O UniFacema parabeniza e apoia o Programa Saúde na Escola(PSE), por tratar-se de uma estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública, contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.