UniFacema e IFMA firmam importante convênio para a promoção de estágios obrigatórios e não obrigatórios para estudantes

Publicado em 01/11/2023 17:57:05

O UniFacema e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias assinaram, na tarde desta quarta-feira, (01/11), um convênio para a promoção bilateral de estágios obrigatórios e não obrigatórios, para estudantes matriculados nos cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino. Participaram da reunião o Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves, o diretor-geral do Campus Caxias, Prof. João da Paixão Soares e o chefe do departamento de extensão e relações institucionais, Luís Morais.

Além do oferecimento de estágios, os gestores também trataram sobre ações e atuações conjuntas no ensino, na pesquisa e outras atividades de extensão. Essa atuação conjunta do IFMA com o UniFacema irá gerar muitos benefícios para as duas instituições. Por isso, foi importante a assinatura deste convênio entre UniFacema e IFMA para o entendimento das potenciais contribuições de cada instituição.

O Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves comenta sobre o convênio e as oportunidades que este trará.

“A firmatura desse convênio entre UniFacema e IFMA Campus Caxias, oportuniza cada vez mais o nosso aluno, no tocante às possibilidades de novos cenários de práticas e de estágios, ampliando com isso as práticas de nossos alunos do UniFacema, em campo real, dentro de uma outra IES. Essa parceria também demonstra a boa relação interinstitucional do UniFacema com outras instituições locais, em prol de uma formação, em nível superior, de qualidade.”

O Diretor-Geral do IFMA Campus Caxias, Prof. João da Paixão Soares falou da formalização desse acordo entre as instituições e os seus desdobramentos.

“É com grande satisfação que formalizamos este convênio de estágio entre o IFMA Campus Caxias e o UniFacema. Esta parceria é uma clara demonstração do nosso compromisso em oferecer oportunidades de formação e desenvolvimento profissional de qualidade para os estudantes. Acreditamos que a colaboração entre nossas instituições enriquecerá a experiência educacional dos estudantes, oferecendo a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula em um ambiente de trabalho real. O estágio desempenha um papel crucial na formação de profissionais qualificados e competentes, e esta parceria fortalecerá nosso compromisso conjunto com a educação de excelência. O IFMA Campus Caxias está de portas abertas para receber os estudantes do UniFacema, oferecendo um ambiente acolhedor e recursos de aprendizado de ponta. Da mesma forma, nossos alunos terão a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica no UniFacema. Acreditamos que essa colaboração mútua promoverá o intercâmbio de conhecimento e experiências, preparando nossos estudantes para um futuro profissional de sucesso. Agradecemos ao reitor, professor Marcos Aurélio, e a toda a equipe do UniFacema por acreditar nesta parceria.”

Luís Morais da Silva, chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI), também se manifestou sobre o encontro que resultou na assinatura deste importante convênio.

“Essa parceria representa um marco e fortalece os laços entre o IFMA Campus Caxias e o UniFacema. A formalização desse convênio viabiliza a realização de estágios para os alunos, possibilitando uma vivência prática que enriquecerá sua formação acadêmica. Além disso, abre portas para a troca de conhecimento e experiências entre as duas instituições, contribuindo para o avanço da educação e pesquisa em nossa região. Vejo esta parceria como o próximo passo em uma série de iniciativas que estamos empreendendo, abrindo caminho para a exploração de oportunidades adicionais de colaboração e benefícios compartilhados.”

Os estágios visam o aprendizado de competências próprias das futuras atividades profissionais e a inclusão dos conteúdos curriculares, gerando um cenário de preparação dos estagiários(as) como cidadãos e cidadãs e para o mercado de trabalho. Este convênio materializa o empenho do UniFacema e IFMA Caxias em prol de uma formação comprometida com o desenvolvimento das pessoas e da sociedade do leste do Estado.

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa