UniFacema e IFMA iniciam diálogo sobre estágio para estudantes

Publicado em 16/05/2023 14:40:21

O UniFacema e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias iniciaram diálogo para firmar cooperação mútua para o oferecimento de estágio para estudantes matriculados nos cursos de graduação ofertados pelas Instituições de Ensino.

As tratativas, iniciadas no dia 11 de maio, mobilizaram gestores das instituições para participar de reunião na sede da Reitoria do UniFacema, na ocasião, representado pelo Reitor, Profº. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves. Representando o IFMA, estiveram presentes o diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão Soares; o diretor de desenvolvimento educacional, professor Raimundo Filho e o chefe do departamento de extensão e relações institucionais, Luís Morais.

Luís Morais lembra que o estágio, de acordo com as normativas, visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização dos conteúdos curriculares, na perspectiva da preparação do estagiário para a vida cidadã e para o mundo do trabalho. “Para alcançarmos esse objetivo, é essencial cumprirmos todas as etapas que compõem a formalização e consecução dessa parceria. Mas, essa [etapa] de hoje, que é o início da negociação, é importante, porque é onde as portas começam a se abrir”, disse. De acordo com o servidor, as instituições seguirão juntas, entretanto, observando suas normativas internas e gerais, com as próximas etapas, que incluem, dentre outras: proposição, tramitação, análise técnica, análise jurídica e celebração.

Atualmente, o Campus Caxias oferece seis cursos de graduação, sendo três bacharelados e três licenciaturas: Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas, Matemática, Química e Zootecnia. Saiba mais sobre os cursos do IFMA aqui.

Antes Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, desde 2018, Centro Universitário, o UniFacema oferece dezoito cursos, dentre os quais quatorze são bacharelados e quatro superiores de tecnologia: Administração, Análise de Desenvolvimento de Sistema, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Moda, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia e Terapia Ocupacional.

Além do oferecimento de estágios, os gestores também trataram sobre ações e atuações conjuntas no ensino, na pesquisa e outras atividades de extensão. “A atuação conjunta do IFMA com o UniFacema gera muitos benefícios para ambas as instituições”, avalia João da Paixão. “Por isso, foi importante esse momento do IFMA com o UniFacema para conhecer as contribuições potenciais de cada um”, ponderou o gestor do Campus.

Além do oferecimento da parceria para estágios curriculares, o reitor do UniFacema destaca a possibilidade das instituições oferecerem estágio na modalidade não obrigatório, bem como outras parcerias nas áreas de extensão, pesquisa e responsabilidade social. “A visita materializa o empenho do UniFacema e IFMA Caxias em prol de uma formação comprometida com o desenvolvimento das pessoas e da sociedade do leste de Maranhão”, destacou o Reitor Marcos Aurélio Alves.

Para Raimundo Filho, DDE no Campus Caxias, essa será também uma oportunidade para que os graduandos do UniFacema tenham experiência de atuação profissional voltada para a rede pública federal. “Os alunos do UniFacema serão bem acolhidos e terão o ambiente necessário para poder se desenvolver, para poder aprender. As equipes estão muito bem afinadas e todos comprometidos em fazer dar certo essa parceria”, disse.