UniFacema e Prefeitura Municipal de Caxias (MA) formalizam promoção do Prouni Municipal

Publicado em 03/08/2021 09:09:27

Em cerimônia alusiva aos 198 anos da Adesão de Caxias (MA) à Independência do Brasil, realizada neste domingo (01), foi formalizada a parceria do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema,  com a Prefeitura Municipal de Caxias (MA), em favor da promoção do ‘Prouni Municipal’, programa que tem por objetivo conceder bolsas de estudos nos cursos desta IES, para estudantes oriundos de escolas públicas deste munícipio.

FB660436-F327-45B5-A42F-BC16E62225B2-1024x684
IMG_1065
O Ato de formalização foi executado através da assinatura do Termo de Adesão feito pelo Prof. Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves, Magnífico Reitor do UniFacema, e o Prefeito Fábio Gentil. De acordo com o programado, a previsão é de que este programa já comece a conceder as primeiras bolsas já por este mês de agosto.

IMG_1072
Prof. Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves, Magnífico Reitor do UniFacema, assina Termo de Adesão do Prouni Municipal

“O Prouni Municipal é sem dúvidas um grande feito na perspectiva da formação do caxiense, que não teve oportunidade de ingressar em um curso superior, e o poder público privilegia essa oportunidade. Esse programa trará sem dúvidas grandes benefícios à comunidade como um todo, porque formar mão de obra qualificada nas mais diversas áreas é um feito irreparável no desenvolvimento de um povo, e Caxias (MA) dá esse passo. Temos a honra de ter assinado o Termo de Adesão com o município, estamos prontos para bem desenvolver e fazer acontecer o projeto”, disse o Magnífico Reitor do UniFacema, Prof. Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves.

IMG_1070
Prefeito Fábio Gentil assina Termo de Adesão do Prouni Municipal

“A Prefeitura Municipal de Caxias (MA) irá bancar 100% o curso que o aluno quiser no município. Não é financiamento, será uma bolsa gratuita paga por esta gestão. A contrapartida do aluno é só estudar e não ficar reprovado. Esse é um projeto que todo gestor do Brasil deveria entender a importância”, afirma o Prefeito Fábio Gentil.

Autor deste Projeto, inédito na história de Caxias (MA) e do próprio Maranhão, o Vereador Mário Assunção externou a importância de investimento na Educação Superior, tendo em vista, segundo ele, ser um grande diferencial na formação educacional e de vida das pessoas.

ma´rio
Mário Assunção

IMG_1042

“O Prouni Municipal vem como uma grande oportunidade para ajudar os jovens carentes a adentrarem na academia e conhecerem este universo tão maravilhoso quanto é o universo acadêmico”.
(Aline Raynara dos Santos / Auxiliar de Coordenação)

IMG_1045

“Não é segredo pra ninguém, o quanto a educação transforma vidas, e estou feliz em saber que agora aqui em Caxias (MA) nossos estudantes têm a chance de poder estudar de forma gratuita, em uma IES de excelência como é o UniFacema”.
(Ricardo Lopes / Guia Turístico)

IMG_1059
Paulo Marinho Jr.
Vice-prefeito de Caxias (MA)

Paulo Marinho Jr, Vice-prefeito de Caxias (MA), coloca que é de interesse da gestão municipal realizar parcerias com instituições sérias, comprometidas e que tem interesse de promover o social, como o UniFacema, e que além, ainda possibilitam concretizar sonhos.

IMG_1050

“É uma excelente oportunidade para dar uma mudança na vida de alunos carentes, que tanto desejam estudar em uma IES de primeiro time como é o UniFacema, o que consequentemente, vai ajudar a mudar o rumo de vida deles”.
(Maria Clara Lima / Guarda de Trânsito)

IMG_1047

“O Prouni Municipal vem em boa hora, pois ele traz um importante auxílio para a população que deseja estudar e não tem condições. Logo, vejo ser de muita vantagem. É um momento feliz ver o UniFacema ajudar a encabeçar a realização deste programa”.
(Flávio Oliveira / Bombeiro Civil)

IMG_1061
Ana Célia Damasceno
Secretária da SEMECT

Ana Célia Damasceno, Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), destaca que o Prouni Municipal é de custeio total da Prefeitura Municipal de Caxias (MA), e que para sua promoção foi feito todo um estudo, da parte financeira e legal. Ressalta, ainda, que o Programa é resultado de uma gestão, que valoriza a Educação e nela injeta um investimento alto.

IMG_1051

“Recentemente, terminei o Ensino Médio. E confesso que estava meio confuso sobre qual caminho seguir, tendo em vista que o curso que tenho pretensão não é ofertado de forma gratuita. Agora, ao saber do Prouni Municipal estou animado, pois vejo a chance de realizar meu sonho”.
(Tharlys Roberty / Atirador)

IMG_1053

“Muito importante o surgimento do Prouni Municipal, que traz a possibilidade de mudar a realidade de vida dos jovens caxienses”.
(Fabrício Ferreira / Atirador)

IMG_1055

O Subtenente Albecy Rodrigues, frisa que este Programa abre as portas de uma excelente qualificação para a juventude caxiense, e que assim, fica melhor preparada para adentrar no mercado de trabalho.

IMG_1063

“Tendo em vista, que todos os estudantes devem ter a oportunidade de entrar no Ensino Superior, é salutar saber que o governo municipal firma parceria com um Centro Universitário de respaldo, como o UniFacema, e assim, possibilita aos alunos do município, a chance de estudar em uma IES de excelência”.
(Mercilene Barbosa / Historiadora)