UniFacema e Secretaria de Segurança Pública do Piauí firmam Convênio de Cooperação Técnico-Científica

Publicado em 10/10/2024 17:11:19

Marcos Antônio de Araújo Santos Filho, Médico e Perito Geral Adjunto da Polícia Científica do PI, Profa. Ma. Lúcia Maria do Rêgo Medeiros e o Reitor Marcos Aurélio de Araújo Alves

Nesta quinta-feira, 10/10, o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão- UniFacema, representado pelo seu Reitor, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves, assinou um Convênio de Cooperação Técnico-Científica com a Secretária de Segurança Pública do Piauí, por meio do seu departamento de Polícia Científica da Polícia Civil, no ato representada pelo Secretário e Procurador do Estado do Piauí, Francisco Lucas Costa Veloso. A coordenadora do Curso de Medicina do UniFacema, Profa. Ma. Lúcia Maria do Rêgo Medeiros também esteve presente durante a assinatura desta importante parceria.

O convênio tem por objeto a mútua cooperação técnico-científica entre as instituições, visando a utilização de cadáveres não reclamados, junto ao Departamento de Polícia Científica da Polícia Civil do Piauí, pelo UniFacema, para fins de ensino e pesquisa de caráter científicos, em conformidade com a Lei nº  8.501, além da participação de docentes e alunos da área da saúde, em estágios na Perícia, juntamente com seus servidores e peritos, visando o aprendizado prático e a prestação de serviços à comunidade, bem como a utilização e uso dos laboratórios do UniFacema, em conjunto com os seus servidores e professores, para o desenvolvimento de atividades de pesquisa técnico-científicas necessárias nas atividades do DEPOC/PC/PI, assim como a doação de equipamentos e insumos ao Departamento de Polícia Científica, como contrapartida. Esse acordo visa aprimorar a formação acadêmica dos estudantes de Medicina, possibilitando a realização de estudos anatômicos e procedimentos cirúrgicos em corpos humanos, o que contribuirá diretamente para o desenvolvimento técnico e científico da área da saúde.

Os cadáveres utilizados são aqueles não identificados ou não reclamados por familiares dentro do prazo estabelecido pela legislação, sendo destinados ao ensino com total respeito à dignidade humana e seguindo rigorosos protocolos éticos e legais. Além disso, o convênio reforça o compromisso de ambas as instituições em garantir que essas atividades sejam conduzidas de forma responsável, beneficiando tanto a formação acadêmica quanto as investigações científicas voltadas para a segurança pública.

O Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves comentou sobre a importância e os fins desta relevante cooperação.

“A firmatura do Convênio de Cooperação Técnico-Cientifica entre o UniFacema e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Piauí, por meio do Departamento de Polícia Científica da Polícia Civil, é de grande importância, uma vez que o referido convênio vai promover a doação de cadáveres não reclamados para estudo e pesquisa, junto ao Curso de Medicina do UniFacema, ampliando assim, o acervo de peças para as atividades práticas dos alunos, quando da formação dos mesmos em Medicina. A ampliação desse acervo oportunizará ao aluno um maior contato com as peças anatômicas, ricas em possiblidades de aprendizagens, possibilitando ao aluno a aproximação da realidade, em prol de uma aprendizagem mais eficaz para a promoção da saúde, quando de sua formação em médico, e doravante em sua prática profissional. O convênio também possibilita a promoção de estágios e cooperação técnica nas diversas áreas em que as duas instituições trabalham.”

A parceria fortalece a colaboração entre as áreas de segurança pública e saúde, permitindo que os alunos e alunas do UniFacema adquiram habilidades práticas essenciais para a futura atuação profissional, enquanto a Secretaria de Segurança se beneficia do avanço em pesquisas forenses e métodos científicos e outros serviços de interesse público. O prazo de vigência do Convênio de Cooperação será de 10 (dez) anos, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado e/ou alterado, mediante a celebração de termo aditivo, por um acordo entre as instituições.

outubro

Atendimento por e-mail

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema