UniFacema efetiva Diploma totalmente digital

Publicado em 02/06/2022 10:28:02

O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, cumprindo a legislação sancionada pelo MEC, inova na sua forma de entrega dos Diplomas de conclusão de seus respectivos cursos.

O Diploma Acadêmico Digital foi instituído em 2018 por meio da Portaria nº 330, de 5 de abril pelo Ministério da Educação – MEC, levando em consideração a modernização do ensino superior brasileiro, onde estabeleceu-se um prazo de dois anos para sua implementação. Nesse sentido, a emissão do Diploma passou a ser obrigatória em 2022 para todas as instituições de educação superior, públicas e privadas, que compõem o sistema de ensino, englobando, entre elas, o UniFacema.

Buscando desburocratizar o processo de entrega do documento, o UniFacema já realizou a  sua 1° entrega dos Diplomas Digitais aos formandos.

Rodolfo Cruz Melo, egresso do curso de Direito, é um dos acadêmicos que recebeu o Diploma Digital, após esta implementação na IES.

Rodolfo Cruz Melo / Egresso de Direito

“É gratificante ver que a IES busca investir em tecnologia educacional, mostrando compromisso em oferecer um serviço de qualidade.  Esse método do Diploma Digital traz grandes benefícios tanto para mim quanto para os demais alunos, pois oferece agilidade, redução de custo com o deslocamento, praticidade de acesso em qualquer lugar, além da segurança por trás dessa infraestrutura. Foi muito satisfatório ter meu diploma depois de anos de dedicação, ainda mais no conforto da minha casa, além de ter sido muito fácil acessar, e a equipe da secretaria acadêmica da IES me instruiu perfeitamente, passo a passo, do início ao fim para obtenção do Diploma, e o download fica disponível a qualquer momento sem burocracia.”

O Pró-reitor Administrativo-financeiro do UniFacema, Nilson Cardia, falou um pouco sobre os benefícios e como isso agrega tanto ao acadêmico como à instituição.

Nilson Cardia, Pró-reitor Administrativo-financeiro

“Assim como o diploma impresso, sua função é atestar a conclusão da graduação, em instituições de ensino superior. E é válido em todo o território nacional. Entre os benefícios do diploma digital, vale destacar que ele dispensa a ida do aluno até a secretaria da Instituição, podendo ter acesso ao seu diploma de curso, mesmo estando a quilômetros da IES, de forma rápida e prática, sem precisar gastar tempo e dinheiro com locomoção.”

Um dos principais fatores para implementação do Diploma Digital busca sanar exatamente esta vertente citada acima, a facilidade para o formando em ter acesso, a rapidez no processo de entrega do Diploma, como também ajuda o meio ambiente, deixando o uso do papel e investindo em tecnologias educacionais.

A responsável pelos Registros de Diplomas do UniFacema, Nívia Reis falou sobre como funciona o processo de entrega do Diploma para o aluno nesta nova versão estabelecida pelo MEC.

Nívia Reis / Auxiliar de Secretaria Acadêmica

“No ato da solenidade de graduação continua o mesmo processo, o aluno faz a assinatura da ata, recebe dentro do canudo a certidão e o seu histórico.

Após isso, estabelecemos o prazo mínimo para entrega dos Diplomas, que é de 90 dias. Em sequência a Secretaria Acadêmica passa pelo setor de registro acadêmico de Diploma, que agora funciona todo de forma digitalizada, facilitando e agilizando o andamento da entrega. O que antes levaria em torno de dois dias somente para a assinatura de forma manual, agora podem ser assinados todos os Diplomas em apenas um dia.”

“Sobre como é feito a entrega do Diploma, o aluno recebe por e-mail um link que o direciona para o download após o prazo estabelecido para elaboração do mesmo. E como forma de testificar a veracidade do documento e das assinaturas que nele está, o MEC disponibiliza um “site validador” onde o aluno insere o arquivo baixado em XML ou apenas copia o código de validação que está inserido no diploma e certificar-se de sua autenticidade.” Completou Nívia Reis.

Como todo e qualquer ambiente virtual existe a possibilidade de falsificação, e foi pensando nisso que o MEC criou mecanismos para garantir a autenticidade do documento, como foi citado acima, pelo Registro Acadêmica do UniFacema. Para ser válido o diploma digital precisa conter a assinatura, com certificado digital, dos responsáveis pela instituição e isso pode ser confirmado no link a seguir: https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma

O Magnífico Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves afirmou que este é um passo muito importante dado pela Instituição.

Magnífico Reitor / Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves

“A emissão do diploma digital pelo UniFacema é mais uma prova do cumprimento do registro legal que a IES valoriza, bem como a comprovação que, como IES, estamos cumprindo de forma coerente, legal e sustentável a nova resposabilidade de formar os alunos, emitir o diploma e registrar o mesmo, agora na versão digital, como define a legislação brasileira.”

O Ministério da Educação disponibiliza em seu site todas as portarias e os processamentos até a confirmação da inserção desta tecnologia nas Univesidades. Você pode acessar clicando nos links abaixo.

Esta é mais uma inovação seguida pelo Unifacema, levando para você acadêmico mais segurança, transparência, praticidade  e economia.

março