UniFacema em parceria com o Hemomar e Ligas Acadêmicas realiza campanha de doação de sangue

Publicado em 18/10/2023 12:25:33

A campanha de doação de sangue foi uma realização do UniFacema, em mais uma parceria com o HEMOMAR e as ligas acadêmicas do UniFacema LACIB (Liga Acadêmica de Ciências Biomédicas) e LAFAU (Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada). O principal objetivo da campanha foi a captação de doadores, sabendo-se que a decisão da doação é voluntária e uma responsabilidade do doador ou doadora.

Os estoques do HEMOMAR precisam ser repostos com frequência e, por isso, a realização de campanhas como essa são importantes para arrecadar bolsas de sangue. Durante a ação, que aconteceu na última terça-feira (17), foram totalizados 112 doadores de sangue, sendo coletadas 76 bolsas.

A participação das ligas acadêmicas na campanha aconteceu desde a divulgação e a sensibilização dos membros sobre a importância da doação, até a ajuda no momento da campanha, auxiliando na organização, na chamada de doadores, na triagem clínica e hematológica. Além disso, outra importante ação desenvolvida foi a doação de sangue feita por alguns membros da LACIB para um outro membro que precisará das bolsas para realização de uma cirurgia.

Luis Mousinho, presidente da LACIB, e aluno do 4° período do Curso de Biomedicina do UniFacema falou sobre a importância da campanha e a participação das Ligas.

“A campanha de doação de sangue realizada pelo HEMOMAR e UniFacema, na qual a LACIB entrou como colaboradora junto com a LAFAU, foi um sucesso. A doação de sangue é uma ação voluntária e de extrema importância para o funcionamento do banco de sangue e também para a promoção de saúde. Estar na organização desse evento e ver os estoques sendo repostos me deu uma sensação de alívio e missão cumprida, como acadêmico e futuro profissional da saúde. Doar sangue é salvar vidas”

A diretora científica da LACIB e aluna do 4° período do Curso de Biomedicina do UniFacema, Marília do Carmo Sabá de França, descreve como foi a experiência de ser doadora.

“A sensação de doar sangue é uma coisa inexplicável, ter o conhecimento de que um gesto seu tão simples pode salvar a vida de tanta gente é um sentimento maravilhoso, ela me possibilitou fazer algo pela população de uma forma singela. Nada explica a sensação de ajudar o próximo sem saber a quem, por isso sempre que posso, incentivo pessoas a doarem sangue. A doação de ontem foi especial, pois foi em nome de um colega da liga que necessitava de transfusão, foi realizador ajudar uma pessoa que está próxima a mim.

A doação de sangue é um ato humanitário e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de amor ao próximo que pode gerar muitos sorrisos. Para o UniFacema é muito importante destacar que não há um substituto para o sangue e a sua disponibilidade é fundamental em diversas situações.

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa