Nesta última terça-feira (20), o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão, realizou o XVI Fórum Pedagógico da IES, semestre 2019.2. A atividade tem como objetivo trazer aos novos alunos, informações quanto ao funcionamento dos departamentos e pastas de trabalho do centro universitário.
O Fórum foi aberto oficialmente, pelo Magnífico Reitor do UniFacema, Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves, que utilizou seu momento de fala para dirigir votos de boas-vindas aos novos alunos, além de esclarecer para os mesmos, informações sobre o papel do Reitor dentro da IES.
Como mudança de estratégia, o Fórum Pedagógico desta edição, foi apresentado e debatido por alunos veteranos deste centro universitário, ao invés dos colaboradores da IES, como anteriormente era feito.
“O grande propósito do Fórum Pedagógico é fazer com que os novos alunos conheçam as pastas de trabalho da IES. E isso, apesar de importante, pode parecer, um tanto quanto nebuloso, para se compreender de primeiro momento. Então, buscando uma linguagem mais clara, jovial e assim, mais próxima dos alunos, optamos por utilizar a fala dos acadêmicos veteranos da instituição, na apresentação deste Fórum”, coloca o Coordenador de Pesquisa e Extensão, Prof. Msc. Braz Milanez.
Desta maneira, o XVI Fórum Pedagógico ficou assim dividido:
1-Regimento Interno / Projeto Pedagógico
-Apresentação: Geyrlany Silva (Engenharia Civil)
“Sei enquanto aluna, que conhecer o Regimento Interno é muito necessário, pois ele nos coloca a par dos nossos direitos e deveres, além de nos esclarecer o que no caso, o UniFacema pode nos assegurar. Desta forma, busquei colocar na minha fala, os pontos principais desta pasta, que os novos alunos não podem deixar de conhecer e entender.” (Geyrlany Silva – Acadêmica do 8º período de Engenharia Civil)
2- Comissão Própria de Avaliação (CPA)
-Apresentação: Denise Pessoa e Iasmin Talita (Pedagogia e Serviço Social)
“Eu e minha colega, nos propusemos trazer para estes novos alunos, o entendimento da importância da Comissão Própria de Avaliação (CPA), dentro da conjuntura institucional do UniFacema, incentivando-os à responderem os questionários, para que seus reclames cheguem até as autoridades competentes e assim, possam ser solucionados, da melhor forma.” (Denise Pessoa (à esquerda) – Acadêmica do 6º período de Pedagogia)
3-Núcleo de Acolhimento ao Aluno UniFacema (NAAF)
-Apresentação: Luciana Amorim – (Farmácia)
“Ao falar sobre o Núcleo de Acolhimento ao Aluno UniFacema (NAAF), esclareci que o NAAF é um departamento que se obstina à função de ser parceiro dos alunos do UniFacema, estando ao lado deles e ajudando-os, sempre que necessário, em quaisquer que sejam suas dificuldades, dentro deste centro universitário.” (Luciana Amorim – Acadêmica do 5º período de Farmácia)
4- Biblioteca UniFacema
-Apresentação: Honorato Neto – (Psicologia)
“As pessoas tem a tendência de pensar que a Biblioteca é um lugar apenas de silêncio e livros. E de repente pode até ser assim, em outros lugares, mas, no UniFacema, não. Ao contrário, temos uma Biblioteca intuitiva, interativa, e que busca facilitar o máximo possível a apropriação de conhecimento, pela pesquisa, aos acadêmicos”. (Honorato Neto – Acadêmico do 7º período de Psicologia)
5-Portal UniFacema
-Apresentação: Dálete Micaely – (Enfermagem)
“É interessante pontuar - e digo isso com veracidade, por ser aluna - que no desenvolvimento das atividades, os alunos buscam tirar dúvidas, sobre o manuseio do Portal UniFacema, com outros alunos. Este Fórum, de certa forma, oficializa o repassar de conhecimento sobre essa plataforma, que costumamos fazer uns com os outros. E fazer isso, logo no início do semestre, e ainda mais, para alunos novos, certamente, irá facilitar o dia a dia deles, ao utilizarem o Portal UniFacema”. (Dálete Micaely – Acadêmica do 8º período de Enfermagem)
6-Pesquisa e Iniciação Científica
-Apresentação: Rudieres Maycon – (Enfermagem)
“Busquei incentivar os alunos à importância de adentrarem no campo da Pesquisa, e de preferência, bem cedo, ainda nos primeiros semestres. E fiquei feliz, em perceber que alguns se mostraram solícitos. Enfim, acredito que o Fórum Pedagógico, deste semestre, contribuiu de maneira satisfatória ao que pretendia, pois, as informações debatidas foram esclarecidas de forma simples, direta e objetiva, uma vez que são frutos de nossas experiências, enquanto acadêmicos da instituição.” (Rudieres Maycon – Acadêmico do 10º período de Enfermagem).