UniFacema

UniFacema inova mais uma vez e insere na sua grade de cursos a Terapia Ocupacional

Publicado em 21/12/2021 19:40:56

A Terapia Ocupacional - TO é uma das áreas mais recentes da saúde; com ela tornou-se possível a reestruturação e integração de pessoas que sofrem de distúrbios emocionais, físicos, mentais e sociais no meio onde vivem.

Essa área abrange desde crianças até idosos, ensinando-os a ter uma maior autoconfiança e as maneiras de se enquadrarem no ambiente em que frequentam ou precisam frequentar de forma natural e sem pressão.

O profissional de TO ajuda na melhoria de diferentes ajuda na melhora de diferentes tipos de distúrbios. Algumas destas disfunções são perceptíveis desde o nascimento, outras são desenvolvidas ao longo da vida. 

No Brasil, ainda pouco conhecida, a Terapia Ocupacional só foi regulamentada em 1969 e tornando-se obrigatória como Estratégia Saúde da família desde 28 de outubro de 2021, pela Lei de n° 14.23. 

Áreas de Atuação do T.O

- Gerontologia 

- Reintegração Social de Menores 

- Reabilitação de Pessoas com Deficiência 

- Inserção de pessoas com problemas psíquicos na sociedade 

- Educação de Crianças Especiais 

Terapia Ocupacional no UniFacema

Pensando exatamente em toda essa reorganização no Sistema Único de Saúde do Brasil, e também na ascensão da área em Caxias, o UniFacema visa trazer para a IES, a formação de profissionais capacitados, nessa área a serem inseridos no mercado de trabalho de forma eficaz e eficiente.

O UniFacema trará para Caxias professores aptos a compartilhar experiências na teoria e prática de TO, bem como tornar-se referência na formação de Terapeutas Ocupacionais, como tem sido nos demais cursos oferecidos pela IES.   

O futuro Coordenador do curso de Terapia Ocupacional, Prof. Esp. Ramon Lucio Braga Correia, destacou o público alvo para este curso.

Prof. Esp. Ramon Lucio Braga Correia

“Este curso é voltado para pessoas que gostam de cuidar de outras pessoas e para as pessoas que pretendem desenvolver uma reabilitação específica, trazendo as funções do paciente de volta, desde o desenvolvimento básico, como reaprender a comer, beber até os desenvolvimentos mais avançados de readaptar o paciente e na área das funções mentais, que são trabalhadas as funções cognitivas e psicomotoras”, salientou.

A Terapeuta Ocupaciona Dyener Moura, que atua há 11 anos, fala sobre os desafios que enfrenta pela escassez de profissionais no nosso município. 

Dyener Moura - Terapeuta Ocupacional

“Nossa realidade é bem complicada, temos poucos profissionais atuando no nosso município e região, o que complica a questão dos atendimentos ainda mais por nos últimos anos o índice de crianças com autismo terem aumentado, assim como nas demais áreas em que um Terapeuta Ocupacional trabalha (Lar de Idosos, Hospitais, CAPS, na saúde do trabalhador e etc.). Com a chegada deste curso em Caxias, tende a crescer, agregar e ajudar ainda mais a realização dos serviços que um Terapeuta Ocupacional realiza”. 

 


CALENDÁRIO ACADÊMICO

abril
VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.