A Terapia Ocupacional - TO é uma das áreas mais recentes da saúde; com ela tornou-se possível a reestruturação e integração de pessoas que sofrem de distúrbios emocionais, físicos, mentais e sociais no meio onde vivem.
Essa área abrange desde crianças até idosos, ensinando-os a ter uma maior autoconfiança e as maneiras de se enquadrarem no ambiente em que frequentam ou precisam frequentar de forma natural e sem pressão.
O profissional de TO ajuda na melhoria de diferentes ajuda na melhora de diferentes tipos de distúrbios. Algumas destas disfunções são perceptíveis desde o nascimento, outras são desenvolvidas ao longo da vida.
No Brasil, ainda pouco conhecida, a Terapia Ocupacional só foi regulamentada em 1969 e tornando-se obrigatória como Estratégia Saúde da família desde 28 de outubro de 2021, pela Lei de n° 14.23.
Áreas de Atuação do T.O
- Gerontologia
- Reintegração Social de Menores
- Reabilitação de Pessoas com Deficiência
- Inserção de pessoas com problemas psíquicos na sociedade
- Educação de Crianças Especiais
Terapia Ocupacional no UniFacema
Pensando exatamente em toda essa reorganização no Sistema Único de Saúde do Brasil, e também na ascensão da área em Caxias, o UniFacema visa trazer para a IES, a formação de profissionais capacitados, nessa área a serem inseridos no mercado de trabalho de forma eficaz e eficiente.
O UniFacema trará para Caxias professores aptos a compartilhar experiências na teoria e prática de TO, bem como tornar-se referência na formação de Terapeutas Ocupacionais, como tem sido nos demais cursos oferecidos pela IES.
O futuro Coordenador do curso de Terapia Ocupacional, Prof. Esp. Ramon Lucio Braga Correia, destacou o público alvo para este curso.
“Este curso é voltado para pessoas que gostam de cuidar de outras pessoas e para as pessoas que pretendem desenvolver uma reabilitação específica, trazendo as funções do paciente de volta, desde o desenvolvimento básico, como reaprender a comer, beber até os desenvolvimentos mais avançados de readaptar o paciente e na área das funções mentais, que são trabalhadas as funções cognitivas e psicomotoras”, salientou.
A Terapeuta Ocupaciona Dyener Moura, que atua há 11 anos, fala sobre os desafios que enfrenta pela escassez de profissionais no nosso município.
“Nossa realidade é bem complicada, temos poucos profissionais atuando no nosso município e região, o que complica a questão dos atendimentos ainda mais por nos últimos anos o índice de crianças com autismo terem aumentado, assim como nas demais áreas em que um Terapeuta Ocupacional trabalha (Lar de Idosos, Hospitais, CAPS, na saúde do trabalhador e etc.). Com a chegada deste curso em Caxias, tende a crescer, agregar e ajudar ainda mais a realização dos serviços que um Terapeuta Ocupacional realiza”.