O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão- UniFacema está lançando o Projeto “UniFacema Solidariedade”, evento que acontecerá todos os meses do ano, com o objetivo de promover uma cultura de solidariedade entre os alunos da instituição, incentivando o espírito de colaboração e apoio mútuo, criando oportunidades para os alunos se engajarem em atividades solidárias dentro e fora do campus, no sentido de fomentar a empatia, estabelecendo parcerias com instituições locais e organizações de caridade para realização de ações solidárias, para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre questões sociais e a importância do voluntariado. Essa iniciativa servirá para despertar a consciência cidadã com a proposta de causar impactos positivos na comunidade em geral.
O UniFacema utilizará como estratégias de implementação do Projeto, a organização de campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e materiais escolares para comunidades carentes; a realização de palestras e mesas-redondas sobre temas relacionados à solidariedade, voluntariado e responsabilidade social; promoção de eventos culturais e esportivos e a busca por parcerias com ONGS e outras instituições que possam contribuir com apoio logístico para as atividades solidárias.
A cada mês, os donativos serão entregues a uma instituição diferente. A escolha dessas instituições, será feita via enquete nas redes sociais da IES, por meio de votação da comunidade acadêmica.
Ser solidário é manter um olhar de afeto sobre as necessidades dos demais e engajar uma ou várias pessoas na solução dos problemas coletivos. A solidariedade não se restringe a uma causa pessoal, mas requer a construção de uma sociedade justa, responsável e igualitária. Isso explica por que o altruísmo pode e deve ser incentivado em uma instituição de ensino com a realização de um projeto social como este.
Assim, o UniFacema considera que ajudar ao próximo é um excelente exercício para a autoestima do aluno e que trabalhos coletivos, como ajudar o outro em sua dificuldade, é uma maneira de reforçar o aprendizado e perceber o quanto todos e todas podem ser úteis.