UniFacema parabeniza e celebra o Bicentenário da cidade de Caxias

Publicado em 01/08/2023 08:13:24

Este ano, a cidade de Caxias reviverá a sua memória com a passagem de seus 200 anos de Adesão à Independência do Brasil. A história de Caxias começa, no século XVII, com o Movimento de Entradas e Bandeiras ao interior maranhense, para o reconhecimento e ocupação das terras às margens do Rio Itapecuru, durante a invasão francesa no Maranhão.

O UniFacema, que também faz parte da história de Caxias, vem comprovando há anos o seu compromisso educacional e social com a cidade, sempre em benefício da comunidade, com a oferta de cursos superiores em diversas áreas, contribuindo para o fortalecimento do setor da educação da cidade e do estado. A instituição, recentemente avaliada com nota máxima pelo MEC, além de proporcionar um ensino de excelência, promove projetos de responsabilidade social, que transformam e melhoram a vida das pessoas e da região.

Caxias recebeu várias denominações, entre as quais: Guanaré, São José das Aldeias Altas, Freguesia das Aldeias Altas, Arraial das Aldeias Altas, Vila de Caxias e, finalmente, em 1836, foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Caxias, até o bispo da Igreja Maranhense, Dom Manoel Joaquim da Silveira, nominá-la como: “A Princesa do Sertão Maranhense”.

Para o orgulho de todos os caxienses, a cidade está eternizada pelos seus filhos: o poeta Antônio Gonçalves Dias e o filósofo Raimundo Teixeira Mendes, em dois dos principais símbolos nacionais: o Hino Nacional Brasileiro e a Bandeira Nacional Brasileira, respectivamente. No Hino Nacional Brasileiro, há em uma das suas estrofes dois versos de Gonçalves Dias: “Nossos bosques têm mais vida, nossa vida em teu seio mais amores.” Na Bandeira Nacional Brasileira, encontra-se o lema escrito pelo seu idealizador, Teixeira Mendes: “ORDEM E PROGRESSO”.

Caxias é uma cidade com um vasto repertório de referências patrimoniais, culturais, históricos, materiais e imateriais: sua arquitetura, economia, religiosidade, vida política, educacional e social, representada nos bairros, casarões, igrejas, escolas, universidades, praças, monumentos, festas, comidas, poesias, enfim, nos mais variados lugares que podem oferecer informações valiosas sobre o seu processo de formação. São as partes que compõem as memórias, são as lembranças que marcaram a vida de cada morador, cada família, os hábitos e costumes guardados e que necessitam de entendimento, especialmente dos mais jovens, que têm a obrigação de conhecê-los, para que aprendam sobre a sua história e alcancem a educação necessária, sempre com o objetivo de valorizar e dar prosseguimento a ela.

O UniFacema deseja à cidade de Caxias, este lugar que carrega tanta história, tradição e encantos, a continuidade do seu crescimento, e ao povo que nela vive, muitas felicidades e realizações, lembrando sempre, que a educação transforma e pode garantir um futuro digno e melhor para toda a sociedade.