UniFacema promove a V Mostra de Projetos Integradores e Atividades Práticas e a VI Mostra de Estágios Supervisionados: relatos e práticas

Publicado em 19/06/2023 10:46:32

O UniFacema, por meio da Coordenação de Graduação e Apoio Pedagógico e da Coordenação Geral de Estágios e Coordenações das Escolas de Humanas e Negócios, Saúde e Politécnica , promoveu a V Mostra de Projetos Integradores e Atividades Práticas e a VI Mostra de Estágios Supervisionados: relatos e práticas, nos dias 14 e 15/06. Os dois eventos foram realizados na área de vivência da instituição.

O Projeto Integradores- PI e Atividades Práticas- AP, oferece aos alunos e alunas embasamento prático dos conceitos teóricos estudados nos componentes curriculares dos cursos, por meio de atividades de pesquisa e produção científica que aproximam os discentes do cotidiano profissional. A finalidade é desenvolver no aluno competências para a atuação ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, levando à reflexão e à construção do conhecimento. Além disso, objetiva tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais dinâmicos, interessantes, significativos, reais e atrativos para os alunos, englobando conteúdos e conceitos essenciais à compreensão da realidade social em geral e, em particular, do mundo do trabalho, assim como, suas inter-relações, sem a imposição de conteúdos e conceitos, de forma fragmentada e autoritária.

Durante o processo de formação no ensino superior, o aluno deve ser estimulado a produzir trabalhos científicos que lhe propiciem o desenvolvimento de um conjunto de competências no campo da sua futura atuação profissional. O principal foco dos Projetos Integradores e das Atividades Práticas é proporcionar aos alunos e alunas embasamento prático dos conceitos teóricos, por meio dos conteúdos ministrados em sala de aula. No evento foram apresentadas as produções acadêmicas desenvolvidas nas disciplinas de Projetos Integradores de Atividades Práticas, evidenciando o aprendizado prático de cursos de graduação, licenciatura e tecnólogo do UniFacema.

Estágio é o exercício de atividade docente que busca a articulação teoria/prática, para que o aluno, ao final do curso, tenha aliado à teoria, práticas e saberes que auxiliarão no exercício da profissão. O estágio visa ainda o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e o trabalho.

O desenvolvimento da Mostra de Estágio também oferece aos alunos e alunas embasamento prático dos conceitos teóricos estudados nos componentes curriculares dos cursos, por meio de atividades de pesquisa e produção científica que aproximam os alunos da vida profissional, tendo como propósito desenvolver competências para uma atuação ativa na resolução de problemas, desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, o incentivo de novas buscas, descobertas, compreensão e construção do conhecimento.

A Mostra de Estágios Supervisionados: relatos e práticas evidenciou a importância da relação que existe entre fazer um bom estágio e a formação profissional, além de promover reflexões sobre o processo de aprender-ensinar no estágio supervisionado, buscando por meio do dados, analisar quais as contribuições deste para a vida acadêmica e para a formação profissional. Foram apresentadas produções desenvolvidas nos Campos de Estágios, sinalizando o aprendizado prático nos cursos de graduação do UniFacema, proporcionando o compartilhamentos das produções com a comunidade acadêmica e estimulando discentes a valorizar o conhecimento prático adquirido no decorrer das práticas no campos de estágio, proporcionando aos discentes uma análise crítica das vivências de aprendizagem, dos programas de ensino, promovendo, a partir de uma visão global, condição de prepararem-se para o desempenho da profissão escolhida.