UniFacema promove a VI Mostra de Projetos Integradores e Atividades Práticas e a VI Mostra de Estágios

Publicado em 04/12/2023 17:27:12

O UniFacema, por meio da Coordenação de Graduação e Apoio Pedagógico e das Coordenações das Escolas de Humanas e Negócios, Saúde e Politécnica, promoveu a VI Mostra de Projetos Integradores e Atividades Práticas e a VI Mostra de Estágios. Os dois eventos foram realizados na área de vivência da instituição, na última semana.

A VI Mostra de Projetos Integradores e Atividades Práticas, foi um evento onde os estudantes expõem os resultados dos projetos produzidos durante o semestre 2023.2, com a finalidade de desenvolver no aluno competências para a atuação ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, levando à reflexão e à construção do conhecimento. Além disso, propôs tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais dinâmicos, interessantes, significativos, reais e atrativos para os alunos, englobando conteúdos e conceitos essenciais à compreensão da realidade social em geral e, em particular, do mundo do trabalho, assim como, suas inter-relações. Durante o processo de formação no ensino superior, o aluno deve receber o estímulo para a produção de trabalhos científicos que proporcione o desenvolvimento de várias habilidades relacionadas à sua futura performance profissional.

Estágio é o exercício de atividade docente que busca a articulação teoria/prática para que o aluno, ao final do curso, tenha aliado à teoria, práticas e saberes que auxiliarão no exercício da profissão. O estágio visa ainda o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e o trabalho.

A Mostra de Estágio das Escolas de Humanas e Negócios, Politécnica e Saúde torna clara a importância da relação que existe entre realizar um bom estágio e a formação profissional, além de promover reflexões sobre o processo de aprender-ensinar no estágio supervisionado, buscando, por meio dos dados, analisar quais as contribuições do mesmo à vida acadêmica e à formação profissional do discente.

O desenvolvimento da Mostra de Estágio também oferece aos alunos e alunas embasamento prático dos conceitos teóricos estudados nos componentes curriculares dos cursos, por meio de atividades de pesquisa e produção científica que aproximam os alunos da vida profissional, tendo como propósito desenvolver competências para uma atuação ativa na resolução de problemas, desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, o incentivo de novas buscas, descobertas, compreensão e construção do conhecimento.

A Coordenadora de Graduação e Apoio Pedagógico do UniFacema, Profa. Esp. Ana Patrícia Rodrigues Lopes Ferreira comenta sobre a importância da realização destes eventos.

“A VI Mostra de Projetos Integradores e Atividades Práticas do UniFacema, é um espaço onde os estudantes apresentam os resultados dos projetos desenvolvidos ao longo do semestre letivo, usando competências para solucionar problemas reais de suas áreas, com o objetivo de aplicar os seus conhecimentos na prática em benefício da comunidade. As 27 produções acadêmicas apresentadas e desenvolvidas nas disciplinas de Projetos Integradores e de Atividades Práticas evidenciam o aprendizado prático dos cursos de graduação, licenciatura e tecnólogo do UniFacema. O estágio supervisionado se constitui numa atividade importante voltada aos alunos permitindo aos mesmos vivenciar em situação prática os conteúdos teóricos estudados em sala de aula. Por meio do estágio supervisionado é possibilitado aos alunos obter competências e conhecimentos, bem como, proporcionar ao aluno a oportunidade de comparar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica com a realidade organizacional, por meio da observação prática. Assim, a VI Mostra de Estágio Supervisionado é um evento que possibilita aos acadêmicos apresentarem suas produções desenvolvidas durante o estágio supervisionado, evidenciando o aprendizado prático da sua formação acadêmica.”