UniFacema promove curso “Quando o amor e o conflito chegam na psicoterapia: manejos e técnicas em psicoterapia de casais e famílias”

Publicado em 18/04/2024 10:45:25

O UniFacema Campus Caxias, dentro do seu Projeto de Curso Livre promoveu, na última sexta-feira, 12/04, por meio da Coordenação do Curso de Psicologia, o curso “Quando o amor e o conflito chegam na psicoterapia: manejos e técnicas em psicoterapia de casais e famílias”, ministrado pela Profa. Ma. Viviana Almeida.

Estudantes de Psicologia e egressos tiveram a oportunidade de vivenciar e praticar técnicas psicodramáticas em um ambiente seguro e supervisionado, onde foi proporcionado uma experiência imersiva e significativa de aprendizado. Por meio de simulações de sessões terapêuticas e exercícios de Role Play (técnica de simulação de eventos reais), os alunos e alunas desenvolveram habilidades de comunicação, empatia e resolução de conflitos específicas para trabalhar com casais.

Além disso, foi incentivada a reflexão crítica sobre questões éticas, culturais e sociais relacionadas à prática de psicoterapia de casais psicoterapia em casais, preparando os acadêmicos para uma atuação profissional responsável e sensível às necessidades e diversidades dos seus futuros clientes.

Ao longo da atividade, os estudantes foram desafiados a integrar teoria e prática, resultando em uma compreensão mais profunda das dinâmicas relacionais e capacitando-os para a realização de intervenções eficazes e centradas no cliente em suas posteriores práticas clínicas.