UniFacema promove o último Quartalento do ano com música, exposição fotográfica e Expo+Projetos

Publicado em 08/12/2023 12:18:53

O Centro Universitário UniFacema promoveu, na quarta-feira (06), a última edição do ano do Projeto Quartalento. O evento contou com a participação especial da cantora Linara e banda, recebendo ainda, a exposição fotográfica e documental "A cidade e o poeta Gonçalves Dias: 200 anos de nascimento e de independência de Caxias ", do fotógrafo David Sousa e a Expo+Projetos UniFacema, exposição de projetos dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

A exposição fotográfica, que foi um projeto dos alunos e alunas dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Moda e também da Biblioteca do UniFacema, celebra os 200 anos de nascimento do poeta Gonçalves Dias e os 200 anos de independência da cidade de Caxias, conectando esses dois marcos históricos. Por meio de imagens, que contam a história desses momentos significativos, a exposição destaca a influência do poeta na identidade cultural da cidade e sua trajetória em paralelo com o processo de independência.

A Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UniFacema e uma das curadoras da exposição fotográfica, Profa. Dra. Maria Bertolina Costa, comenta sobre a relevância da promoção da exposição que celebra o poeta Gonçalves Dias e a cidade de Caxias.

“Promovemos esta extraordinária jornada através do tempo e da história, celebrando a essência única da nossa cidade e reverenciando os 200 anos de independência, entrelaçados com a vida e obra do imortal poeta Gonçalves Dias. Neste espaço, unimos dois marcos significativos: o bicentenário do nascimento de um dos maiores poetas brasileiros e os dois séculos de autonomia desta terra que nos acolhe e inspira. Através das lentes do artista visual, David Sousa e dos registros documentais, mergulhamos em uma narrativa visual que resgata momentos emblemáticos da nossa cidade no processo de sua emancipação e a reverenciar os passos que Gonçalves Dias aqui deixou, ecoando sua influência indelével. Cada imagem e documentos expostos é um fragmento precioso da nossa história, um testemunho da coragem e da luta pela liberdade, assim como um tributo à sensibilidade e à poesia que ecoam através dos versos eternizados pelo nosso querido poeta”.

Já a Expor+Projetos UniFacema, trata-se de uma atividade multidisciplinar cultural que visa apresentar o resultado das atividades realizadas durante o semestre pelos acadêmicos e acadêmicas do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O evento foi constituído de instalações e interações apresentadas à toda a comunidade discente e docente e também para a comunidade de Caxias e região, promovido por estudantes e coordenado por professores do curso, como uma atividade de extensão das disciplinas específicas do curso e que envolvam a produção/criação de projetos, desenhos, pinturas e/ ou peças artísticas, bem como estudos referentes ao patrimônio histórico, cultural e paisagístico.

O Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Msc. Pedro Henrique Tajra Hidd Pearce Brito explica sobre o evento promovido pelos alunos e alunas.

”Como atividade de encerramento do período, foi realizada a já tradicional Exposição de Arquitetura e Urbanismo, a “Expor+ Projetos UniFacema”, evento promovido e organizado pelos alunos e alunas do curso, que busca promover uma troca de experiências, práticas e conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre. Com o objetivo de desenvolver o senso de criatividade, na construção e formação do profissional Arquiteto e Urbanista, os acadêmicos apresentaram peças e projetos desenvolvidos durante o período, possibilitando uma interação com os alunos de outros cursos, professores e demais colaboradores na Área de Vivência da IES.”

O Projeto Quartalento do UniFacema, que tem como objetivo mostrar ao público os diversos talentos e habilidades artísticas de seus alunos e alunas, encerrou suas atividades deste ano promovendo cultura, arte, a riqueza da nossa história, e acima de tudo, conhecimento.

Até o próximo ano!