UniFacema

UniFacema promove semana com ações em homenagem às mulheres

Publicado em 14/03/2023 19:08:47


É celebrado em 08 de março o Dia Internacional da Mulher, data que acabou sendo símbolo das conquistas que as mulheres, efetivamente, só realizaram no século XX.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo, a violência e o assédio em ambientes de trabalho, por exemplo. Assim, a data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que ainda persistem.

Pensando em discutir e em como combater este grave mal que atinge mulheres em todo o mundo, o UniFacema, em uma parceria com seus setores de Marketing, Recursos Humanos e Escola Politécnica, promoveu uma semana de ações destinadas às suas colaboradoras, acadêmicas e à comunidade externa.

No dia 08/03, o evento aconteceu das 16h às 18h em homenagem a todas as mulheres que tanto contribuem para o crescimento da instituição.

As colaboradoras e professoras participaram de uma roda de conversa: “O Empoderamento Feminino”, com as participações especiais da Professora do Curso de Serviço Social do UniFacema, Profa. Msc. Jesus Andrade, da Coordenadora do Curso de Odontologia do UniFacema, Profa. Ma. Daniella Vidigal Fernandes da Silva Guimarães, da Psicóloga UBS UniFacema, Brenda Stefany de Sousa Barroso e da Geógrafa, Coordenadora e Vice-Presidente do Crespos e Cacheados e Presidente do Conselho da Mulher de Caxias-MA, Taciana Cardoso. Também foram exibidos 2 curtas metragens com duração de 5 minutos cada, e ainda a distribuição de mimos de cortesia. As ações foram direcionadas para as colaboradoras das unidades de Codó e Presidente Dutra, que também receberam brindes personalizados

Ainda no dia 08/03, foi apresentado o “Projeto de Combate à Violência contra a Mulher”, organizado pela Escola Politécnica, abordando a prevenção e o enfrentamento ao assédio moral no ambiente de trabalho, com a mesa redonda : “Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, com as presenças do Assessor Jurídico da Secretária da Mulher, Márcio e Silva Moraes; da Secretária Titular da Secretaria de Políticas para as mulheres, Kiara Fernanda Rodrigues Braga e da Professora do Curso de Engenharia Civil do UniFacema, Wdyelle Matos. A roda de conversa e a mesa redonda envolveram discussões sobre as formas de identificação da ocorrência de qualquer tipo de assédio no ambiente de trabalho e os meios existentes de combate e enfrentamento a este tipo de prática. O evento aconteceu das 18h30 às 21h30, no auditório do Unifacema.

A maior parte das trabalhadoras brasileiras passam, ao menos, 1/3 do seus dias no trabalho, são 8 horas diárias de convívio com colegas, chefes, prestadores de serviços e clientes. Pensando nisso, o UniFacema entende que cabe ao empregador promover um ambiente de trabalho saudável, seguro e amistoso para todos(as), e que esta responsabilidade contribui para um melhor desempenho e produtividade. Apesar de o assédio moral estar presente em muitos ambientes de trabalho, existem maneiras eficientes de prevenção e combate a ele. Assim, com a realização desta palestra, a instituição busca promover discussões sobre o assédio moral sofrido por inúmeras mulheres no ambiente de trabalho, destacando formas de identificá-lo e combatê-lo.

E, as homenagens continuaram no dia 09/03, iniciando com uma palestra da Juíza Dra. Marcela Lobo, com o tema:  “Proteção à Mulher em situação de violência pelo Sistema de Justiça“ e depois com a realização de uma mesa redonda, que abordou as múltiplas faces da violência contra as mulheres: enfrentamento e prevenção à luz do Direito e Psicologia, promovidas pelas coordenações dos Cursos de Direito e Psicologia, tendo como objetivo analisar e debater os tipos de violência contra as mulheres na perspectiva do enfrentamento, combate e prevenção dos tipos de violência contra as mulheres, envolvendo como mediadores deste processo, os docentes e discentes dos Cursos de Direito e Psicologia junto à comunidade acadêmica do Campus do UniFacema, em Caxias.

A mesa redonda foi realizada no auditório do UniFacema, das 18h25 às 20h20, com a participação de mulheres que atuam em defesa da mulher caxiense, tendo como objetivo propor uma discussão sobre dados locais e a atuação pública nas várias situações de agressões contra mulheres, contando com a participação da Capitã Hilda da Costa Santos Soares; da Sra. Kiara Fernanda Rodrigues Braga; da Psicóloga Ligia Jacqueline Lima Cunha e da Juíza Dra. Marcela Lobo, tendo como mediadora a Profa. Esp. Patricia Ximenes, do Curso de Direito do UniFacema.

Para encerrar a semana de homenagens às mulheres foi realizada a terceira edição do “Projeto Somos todas Marias”, desenvolvido pelas coordenações dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Estética, Educação Física, Odontologia, Radiologia e Tecnólogo em Design de Moda. O projeto tem como objetivo destacar a importância da luta pela igualdade de gênero e pelo direito das mulheres, além de sensibilizar a sociedade sobre as questões relacionadas à desigualdade e ao empoderamento feminino e a luta pelo fim da violência contra a mulher.

O projeto foi realizado dias 10 e 11/03, pelos cursos envolvidos, por meio de serviços oferecidos para a comunidade acadêmica e comunidade externa, durante a II Feira Empreendedora, que aconteceu no Caxias Shopping. A Feira Empreendedora é um evento realizado pela Associação de mulheres Empreendedoras da Região dos Cocais (AM&E's), com o tema, “Eu compro em Caxias”, e tem como objetivo oferecer novas oportunidades e alavancar as micro e pequenas empresas.

O UniFacema, apoia e incentiva eventos que estimulem o empreendedorismo como um motor para o desenvolvimento feminino em nossa sociedade. Em seu Stand foram divulgados os Cursos de Graduação e Pós- Graduação, para que as participantes pudessem conhecer toda a gama de oportunidades que o Centro Universitário pode oferecer, com o compromisso de uma formação completa e única.

Serviços oferecidos pelos Cursos do UniFacema:

Estética: atendimento de autocuidado para as mulheres (reflexologia, higienização facial e massagem relaxante). Distribuição de panfletos com orientações sobre o uso correto dos protetores solares e dermocosméticos, indicações, contraindicações, e distribuição de brindes aos participantes.

Tecnólogo em Design de Moda: oficina de Tranças Nagô.

Educação Física: atividades psicomotoras; avaliação física; orientação de atividade física.

Psicologia: oficina das emoções para crianças, plantão psicológico, se cuida.

Administração: prestação de informações sobre empreendedorismo feminino; consultoria para mulheres empreendedoras.

Enfermagem: consulta de enfermagem e avaliação das condições de saúde; orientações sobre promoção em saúde da Mulher; teste de glicemia; aferição de pressão arterial.

Direito: consultoria jurídica sobre MEI (Microempreendedor Individual)

Nutrição: avaliação nutricional; orientações nutricionais.

Fisioterapia: educação e promoção em saúde da mulher, explicações sobre a importância de conhecer o seu corpo e os tratamentos disponíveis para disfunções sexuais e urinárias comuns entre as mulheres.

O UniFacema deseja a todas as mulheres felizes dias, de reflexão sobre sua importância, com respeito, proteção e reconhecimento, acima de tudo!



 


CALENDÁRIO ACADÊMICO

fevereiro
VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.