UniFacema realiza a VI Jornada Científica da Escola de Humanas e Negócios

Publicado em 27/10/2023 10:49:53

O UniFacema realizou, de 18 a 20/10, a VI Jornada Científica da Escola de Humanas e Negócios, com o tema: “Envelhecimento ativo da população brasileira: espaços, participação, saúde e segurança”. A Escola de Humanas e Negócios propôs uma visão ampla e atual, com diversas atividades, tais como: palestras, minicursos e mesas-redondas, que possibilitaram a atualização do conhecimento científico em variados contextos.

Já está sendo realizada de 25 a 27/10, a Jornada da Escola de Saúde e de 08 a 10/11, acontecerá a Jornada da Escola Politécnica.

A VI Jornada Científica do UniFacema da Escola de Humanas e Negócio reuniu diversos profissionais, docentes e discentes da IES, privilegiando a discussão de temáticas relacionadas ao envelhecimento, possibilitando o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e docentes de graduação. Trabalhos científicos foram apresentados em sessões de comunicação oral e pôster, uma oportunidade para que os alunos e alunas apresentassem seus trabalhos científicos, desenvolvidos dentro de princípios éticos, proporcionando intercâmbio entre estudantes, professores e colaboradores.

Os conteúdos abordados nas palestras, minicursos e mesas-redondas foram: “Envelhecimento ativo: direitos, políticas e programas que promovem as relações sociais”; “Políticas e direitos que criam ambientes de apoio e promovem opções saudáveis em todos os estágios da vida”; “Oficina de cálculos previdenciários e ações revisionais”; “Psicomotricidade e a saúde do idoso”; “O envelhecimento como direito personalíssimo”; “Dever de alimentos para o idoso: teoria e prática”; “Prática da advocacia judicial previdenciária”; “A dignidade da pessoa idosa e o direito à prioridade e à assistência”; “Estrutura penal de proteção ao idoso”; “Os benefícios por incapacidade e assistenciais- teoria e prática”; “Design thinking para inovação social”; “Idosos no ambiente de trabalho: desafios de discriminação e assédio”; “História, moda e consumo para 60 e 70 mais”; “Direito à saúde e o idoso”.

A realização da Jornada Científica das Escolas de Humanas e Negócios, Saúde e Politécnica do UniFacema, é uma proposta para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares que proporcionem aos participantes a criticidade a partir das demandas sociais contemporâneas, partindo de uma visão global e local, além de contribuir para a formação acadêmica, estimulando os discentes e docentes a participarem ativamente dos diversos desafios atuais.

A Coordenadora do Curso de Design de Moda do UniFacema, Profa. Esp. Isabela Fernanda Pontes Vilanova, destacou algumas das atividades realizadas.

“A IV Jornada de Humanas e Negócios com a temática “Envelhecimento ativo da população brasileira: espaços, participação, saúde e segurança”, trouxe diversas discussões interessantes e importantes durante o evento. O destaque vai para o minicurso ministrado pela profa. do Curso de Design de Moda, Msc. Amparo Alencar intitulado “História, Moda e Consumo para 60 e 70 mais”, onde foi pontuado e especificado o processo de consumo de mercado, desde o nicho da moda e quais as perceptivas para esse mercado atualmente. Outro ponto a se destacar foi a apresentação dos discentes do Curso de Design de Moda no Seminário Integrador, onde os alunos puderam exibir e explicar o processo criativo de desenvolvimento de acessórios confeccionamos por meio da disciplina Teoria do Design e Processos Criativos. Essa apresentação ressaltou a criatividade e prática de trabalho dos docentes.”

No Brasil, a legislação relativa aos cuidados da população idosa garante que é dever da sociedade e do Estado amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.

O Prof. Esp. Marlon Jersen Lima dos Santos, coordenador do Curso de Direito do UniFacema comentou sobre a importância da realização da Jornada.

“A VI Jornada Cientifica da Escola de Humanas e Negócios do UniFacema foi uma oportunidade para os discentes de uma imersão profunda no mundo do conhecimento, da descoberta e da inovação, em relação ao tema envelhecimento ativo da população brasileira. A participação na Jornada Científica proporcionou aos alunos e alunas habilidades valiosas diversas, com aprendizado profundo, conexões significativas, crescimento pessoal e acadêmico. Tudo isso contribui com a formação acadêmica e expande os horizontes dos estudantes."

Nesse sentido, a VI Jornada Científica do UniFacema, apresentou uma temática que engloba um vasto conjunto de preocupações a nível local, regional e nacional, com diversas atividades nas áreas da Escola de Humanas, e assim será nas próximas Jornadas das Escolas de Saúde e Politécnica.

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa