UniFacema realiza evento “Violência Política de Gênero” na Semana de Atividades de Combate à Violência Contra Mulheres

Publicado em 22/03/2024 19:02:27

Dentro da Semana de Atividades voltadas para o Combate à Violência contra as Mulheres, o UniFacema Campus Caxias, por meio das Coordenações dos Cursos de Administração, Direito, Design de Moda e Pedagogia, realizou o evento “Violência Política de Gênero”.

O evento direcionado aos docentes e discentes destes cursos, contou com uma mesa-redonda sobre a temática, com a participação da advogada, Francisca Meire Sousa, da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Ximenes, da  Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Kiara Fernanda Rodrigues Braga e do Chefe de Cartório Eleitoral, Jardel dos Santos Oliveira, tendo como mediadora, a Presidente da OAB Caxias, Amanda Glauca.

O evento objetivou provocar uma reflexão sobre a violência política de gênero, visando contribuir para a mudança do cenário no país, na transição de uma cultura de normalização para uma cultura de criminalização dessa prática, buscando conhecer os mecanismos de enfrentamento e prevenção contra a violência política de gênero, proporcionando momentos de debate, esclarecimentos e prevenção dessa violência, contribuindo assim, de maneira significativa no processo de formação dos discentes como sujeitos que atuarão no combate às mais diversas formas de violência, além de fomentar o debate no meio acadêmico e jurídico e também da sociedade, alertando, para os impactos desse tipo de conduta na democracia e na participação feminina nos espaços de poder.

A violência contra as mulheres na política é cada vez mais reconhecida em todo o mundo como uma tática que resulta no afastamento da participação feminina, especialmente na sociedade da informação, onde novas tecnologias ampliam a manifestação da liberdade de expressão, mas também multiplicam os riscos e ameaças no ambiente virtual. Dentre todas essas manifestações de violência política, o assédio e abuso online são predominantes, e a desinformação, que consiste na disseminação intencional de informações falsas com o intuito de causar danos, surge como um desafio significativo nesse contexto.

A desinformação baseada em questões de gênero, representa uma linha de violência política de gênero que busca atingir negativamente a liberdade de expressão, enfraquecendo os fundamentos democráticos. Desta forma, o UniFacema compreende que debates como esse possibilitam o avanço da temática no combate à disseminação da desinformação, promovendo a igualdade de gênero no ambiente político.