UniFacema realiza o lançamento da campanha para o ENADE 2023

Publicado em 09/05/2023 15:25:24

Lançada na última quarta-feira(03), a campanha “ENADE 23: Unidos Alcançamos o Máximo”, tem a proposta de sensibilizar e estimular discentes e docentes sobre a importância da realização da prova e os resultados para o UniFacema. É preciso salientar que o Exame, além de ser requisito para o estudante colar grau, é uma forma de acompanhamento da qualidade do ensino superior da Instituição.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é a avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) que objetiva avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Nesta edição de 2023, nossos cursos avaliados serão:  Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Estética e Cosmética e Radiologia.

Estão habilitados para participarem do Enade 2023 os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia que atendam aos critérios de habilitação, conforme determina seu edital. A realização do Exame abrangerá os seguintes instrumentos: prova; questionário do estudante; questionário de percepção da prova; questionário do coordenador de curso.

Para o UniFacema, a preparação para o Enade 2023 é fundamental para garantir uma boa classificação e, consequentemente, uma boa nota na avaliação do MEC. Assim, foi criado um programa de preparação para o Enade, contendo plano de benefícios, destinado às participações em todos os simulados do ENADE, nas oficinas institucionais e nas oficinas de conteúdo específico por curso, e ainda, a orientação dos alunos sobre a prova e premiação extra. É importante que os alunos sejam incentivados a estudar com antecedência para que estejam preparados para a prova.

De acordo com o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas serão em 26 de novembro, a divulgação do gabarito em 8 de dezembro e a dos resultados no dia 10 de setembro de 2024.

O Pró-reitor de Ensino do UniFacema, Profº. MsC. Tiago Leal Catunda Martins explica sobre o objetivo e a importância dessa campanha.

“O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, na edição de 2023, será uma avaliação de desempenho dos estudantes de onze cursos do UniFacema, portanto, trata-se de uma avaliação que exige um olhar atento da IES.  Por isso, nossa intenção é bem informar o aluno sobre o Enade, sobre suas etapas e atividades do estudante nesse processo. Fizemos o lançamento da campanha que inicia as atividades de informação e preparação do aluno para essa avaliação de desempenho, em todas as suas etapas.”

É fundamental que as instituições de ensino monitorem o desempenho dos alunos ao longo da preparação para o Enade, porque isso permite identificar os pontos em que os alunos precisam melhorar e orientá-los de uma maneira mais efetiva.

O Enade 2023 é uma oportunidade para as instituições de ensino demonstrarem a qualidade do ensino oferecido, e uma preparação apropriada para a prova, pode garantir uma boa avaliação. Por isso, é importante se dedicarem à preparação dos seus alunos, ofertando os melhores recursos e suportes.