UniFacema realiza reunião com a Prefeitura de Caxias para o alinhamento do convênio referente aos Campos de Estágios

Publicado em 09/04/2024 14:57:19

O UniFacema e a Prefeitura de Caxias realizaram, segunda-feira, (08/04), uma reunião com o objetivo de alinhar e planejar as ações e atividades do convênio entre as instituições para o semestre de 2024.1, referente aos campos de estágio, cedidos pela Prefeitura. O encontro aconteceu para que a IES tivesse conhecimento de como a prefeitura e a rede de saúde estão funcionando e como a IES poderá alocar os seus alunos nesses campos de estágios. O UniFacema também forneceu para a Prefeitura, as informações de como os estágios devem funcionar em relação aos horários, demandas e atividades.

Essa parceria proporciona aos estudantes a complementação do ensino e a aprendizagem necessária ao ingresso no mercado de trabalho, além da vivência da experiência prática do dia a dia na área da saúde e a contribuição para a ampliação dos serviços prestados para a comunidade.

Mônica Gomes, Secretária Municipal de Saúde falou sobre o intuito da reunião realizada no UniFacema.

“Tivemos um importante momento entre os professores do UniFacema e a Prefeitura de Caxias, representada pela Secretaria Municipal de Saúde, onde discutimos a realização de estágios nos diversos campos da área de saúde, em nossa rede municipal. A intenção foi estreitar a parceria e fazer com que os professores, responsáveis pelos campos de estágios, conheçam detalhadamente os serviços, e assim, possam otimizar os respectivos estágios.”

O Coordenador dos Cursos de Biomedicina e Farmácia do UniFacema, Prof. MsC. Hálmisson D'arley Santos Siqueira também comentou sobre a relevância da reunião.

“A reunião de estágio, realizada com a instituição e a gestão da saúde do município, teve uma importância ímpar, porque veio para alinhar as nossas ações a respeito dos ambientes de trabalho nos campos de estágios, e para que nós pudéssemos ter a confirmação desse trabalho em conjunto, ficando bem claro para nós que o município se coloca também como um campo de educação, valorizando o trabalho do estágio nos campos da área de saúde. A prefeitura nos trouxe a confirmação desses espaços, esclarecendo para cada um dos professores dos campos de estágio, os espaços e a quantidade de alunos que podem ser recebidos nesses campos, e também a necessidade dos estagiários compreenderem o que os campos de estágio têm a oferecer, sua rotatividade, o trabalho em rede que é feito hoje pelo SUS, o fluxo e como se faz todo esse processo dentro dos campos, para que os alunos possam ter um melhor rendimento, e a gente possa realmente realizar um trabalho em conjunto com a rede municipal de saúde de Caxias.”

Para finalizar, o Pró-reitor Acadêmico, e também o coordenador de estágios do UniFacema, Prof. MsC. Tiago Leal Catunda Martins, manifestou-se sobre a parceria com a Prefeitura de Caxias e os seus desdobramentos.

“A parceria com o município de Caxias em relação aos estágios, não é uma parceria recente, mas ela tem que se renovar, porque os cenários mudam, os campos mudam, a sociedade muda. Então, mudam as demandas e as necessidades dos campos, e nós, como instituição, também evoluímos e mudamos as nossas necessidades. Assim, essas reuniões são importantes porque alinham a necessidade do município e a necessidade da instituição. Desta forma, o UniFacema envia os seus alunos para os campos, para desenvolverem prática ou estágio e a prefeitura, por sua vez, precisa desses alunos nos campos, para que eles aprendam e para que eles também contribuam em cada um desses campos. Esses encontros de alinhamento servem para juntar as necessidades da Prefeitura e do UniFacema, e já que nós temos um convênio, precisamos fazer valer esse convênio, e com isso, atualizar os campos e as necessidades de cada uma das partes.”