UniFacema realiza solenidades de inauguração dos seus Campi de Codó e Presidente Dutra

Publicado em 25/01/2024 19:14:50

Em solenidades especiais e inesquecíveis, o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão- UniFacema realizou as inaugurações oficiais dos seus Campi UniFacema de Presidente Dutra- MA e Codó- MA, nos dias 19 e 22/01/2024, respectivamente.

Os eventos contaram com as ilustres presenças das Mantenedoras da Instituição, senhoras Maria Aparecida Barroso Coutinho e Aryzaltina Silva Penha; do Reitor, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves; do Chanceler, Sr. José Teixeira Júnior; do Pró-reitor Acadêmico, Prof. MsC. Tiago Leal Catunda Martins e do Pró-reitor Administrativo-financeiro, Sr. Nilson Barbosa Cardia, de autoridades locais, estaduais e federais, além do comparecimento de novos alunos e alunas, convidados excepcionais e da imprensa.

O Campus de Presidente Dutra do Centro Universitário UniFacema, assim como o Campus de Codó, foi certificado pelo Ministério da Educação (MEC), para iniciar suas atividades na modalidade presencial.  Todo o procedimento de expansão se iniciou com o credenciamento do Centro Universitário, dando a possibilidade para a IES tornar-se Multicampi, oportunizando para as pessoas, um acesso maior à uma Instituição de Ensino Superior de qualidade, na região.   O UniFacema oferece neste novo espaço, estruturado e apropriado para receber estudantes de toda a região, uma formação de qualidade nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia.

O Campus Codó do Centro Universitário UniFacema, credenciado por meio de uma Portaria do Ministério da Educação (MEC) para iniciar suas atividades de forma presencial, materializou a conclusão do desenvolvimento da instalação do UniFacema na cidade, em um prédio adequado com salas de aulas, biblioteca e laboratórios modernos, confirmando assim, a dedicação e o compromisso que o UniFacema tem  com uma formação acadêmica de excelência, inicialmente nas áreas de Enfermagem, Engenharia Civil e Fisioterapia, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas, abrangendo a cidade e toda a região.

Senhora Aryzaltina Silva Penha, mantenedora do UniFacema, comenta sobre as inaugurações realizadas pela instituição.

“Estivemos em Codó e Presidente Dutra, participando da realização de um sonho, não somente nosso, que fazemos parte do UniFacema, mas um sonho de muitas pessoas dessas cidades que há muito tempo aguardavam a chegada da nossa instituição, em termos de estrutura e de qualidade dos cursos ofertados, depois de uma grande luta nossa para que tudo isso se tornasse realidade. Foram dias de muita satisfação, e todos nós estamos muito felizes, porque fomos muito bem recebidos, e isso está nos dando ânimo e força para mantermos o nosso compromisso de responsabilidade, respeito e lealdade com toda a sociedade, porque a nossa missão é trazer para essas cidades um ensino superior de qualidade”

A também mantenedora do UniFacema, senhora Maria Aparecida Barroso Coutinho, fala das expectativas para o início das atividades nos dois Campi.

“Inauguramos oficialmente nossas sedes em Codó e Presidente Dutra, com a sensação de muito contentamento. Esperamos demais por isso e finalmente conseguimos, contando com uma equipe de técnicos e docentes para iniciarmos com três cursos em cada campus, mas sabendo que temos potencial para implantarmos muitos outros cursos nessas cidades, fazendo com que a população de jovens e adultos possam obter uma graduação, sem precisarem ir para outras cidades. Também proporcionaremos a fixação da mão de obra desses graduados em suas regiões, contribuindo assim, para o desenvolvimento dessas grandes cidades e seus municípios adjacentes.”

Presente nas duas inaugurações, o Reitor do UniFacema, prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves manifestou-se sobre a importância da abertura dos novos Campi.

“Foi com um profundo senso de responsabilidade que inauguramos o campus de Codó do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema. Esta inauguração representa um marco significativo na jornada de interiorização do ensino superior no Brasil, em especial no estado do Maranhão. Esse ato serve para celebrar a abertura de um novo espaço educacional e para reconhecer a importância crucial de levar educação de qualidade a todas as regiões do nosso país.

O Reitor complementou a sua fala comentando sobre a inauguração do Campus de Presidente Dutra e explicando a escolha da cidade para tornar-se mais uma sede da instituição.

A chegada do UniFacema à Presidente Dutra é mais do que a abertura de um novo campus é a introdução de uma era de progresso educacional e desenvolvimento socioeconômico. A nossa presença aqui não é apenas um investimento em infraestrutura, mas um investimento nas pessoas, na formação de profissionais qualificados e na construção de um futuro próspero para toda a região. A escolha de Presidente Dutra como a próxima sede do UniFacema, que agora é um Centro Universitário Multicampi, foi motivada não apenas pela localização estratégica, mas também pela riqueza cultural e potencial de crescimento desta região. Acreditamos no potencial ilimitado dos talentos locais e na capacidade de transformar comunidades por meio da educação. Nosso objetivo é ser um catalisador para o desenvolvimento, abrindo portas para novas oportunidades e elevando o padrão de vida de todos que buscam aprimorar seus conhecimentos.”

A Instituição irá desenvolver, nos dois Campi, um ensino superior com a sua experiência já comprovada, e sempre em sua contínua missão de promover o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. O UniFacema, o melhor Centro Universitário local e nota máxima no MEC, em 15 anos de existência, vem ampliando oportunidades para o ingresso em Cursos Presenciais, comprometendo-se em garantir carreiras profissionais de sucesso.