UniFacema realiza VIII Semana Pedagógica em prol de qualidade na educação

Publicado em 31/01/2022 16:50:52

A cada novo semestre o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, promove o evento ‘Semana Pedagógica’, que tem como objetivo propiciar reflexões sobre as práticas pedagógicas dos Professores  e Tutores, bem como provocar observação sobre a ação desses profissionais do ensino e aquilo que precisa ser aperfeiçoado, apresentando as diretrizes e o desenho acadêmico do semestre 2022.1

Nesta VIII edição da Semana Pedagógica, que iniciou na quarta-feira (26) e concluiu-se na sexta-feira (28), abordou-se temas retratando-se sobre o empoderamento das funções dos Professores, como mentores e como alguém que vai aglutinar em torno de si novos saberes e novos fazeres, como foi  tema da palestra “Design da aprendizagem para 2022: Novas Entregas para Antigos Serviços”, ministrada pela Reitora da Universidade Veiga de Almeida – UVA/RJ, a Dra. Beatriz Balena. Na ocasião, ela explanou o tema para os professores, tutores e autoridades acadêmicas presentes.

“Trouxe uma reflexão em torno do fazer educativo. Nós estamos nos preparando para a retomada de um processo presencial e de um novo contexto, onde a educação assume um protagonismo como nunca antes. O Professor, com todas essas mudanças, com a mudança do próprio aluno, que hoje está se colocando como uma pessoa que tem mais informações, tem outras exigências, se tornou um mentor, aquele que vai organizar  esse mar de informações,  que os alunos tem, e fazer com que essas informações se tornem conhecimento. E essa relação precisa de um Professor/mentor, para que essa relação dentro da sala de aula aconteça.”

O Pró-Reitor Tiago Catunda, ressaltou a importância e o objetivo de começar o semestre direcionando os professores, bem como todo corpo acadêmico para a volta às aulas.

Prof. MSC. Tiago Lelal Catunda Martins

“Esta semana pedagógica do semestre 2022.1, tem como meta trazer para os Professores, Tutores e colaboradores o retorno. É o que vamos fazer de novo, só que agora sobre a óptica da aula presencial. Nosso grande desafio será colocar em prática o que a gente aprendeu, seja ela virtualizada, só que agora dentro da sala de aula e com a presença dos alunos.”

Dr. Adriano Coelho, Consultor Hoper Educação, ministrou uma palestra de reflexão sobre a continuidade dos trabalhos na IES, com o tema “To be continued”.

“Tem tudo para ser um ano onde a gente retorna mais forte com a presencialidade, com os trabalhos que nós tínhamos como desafios no ano de 2020 e 2021, onde resgatamos essas premissas trazendo a necessidade de reflexão sobre o “Accountability”, que nada mais é que a responsabilidade pessoal e profissional para o crescimento, e que certamente será um ponto decisivo para evitarmos as pressões e o cansaço mental dos nossos docentes”.

Marlon Jersen, Professor do curso de Direito, referiu-se ao que conseguiu absorver das palestras.

Prof. Marlon Jersen / Curso de Direito

“Na semana pedagógica, pudemos compartilhar experiências a respeito dos novos desafios da docência e principalmente a partir desse novo momento pós pandemia. Então os ensinamentos discutidos, com certeza irão nos ajudar a conseguir superar esses novos desafios e trazer uma reinvenção e atualização de toda a didática e metodologia a ser aplicada nas práticas em sala de aula.”