UniFacema

UniFacema realizará mais uma edição do Projeto “Saúde na Estrada”

Publicado em 25/05/2023 20:03:02


O Projeto “Saúde na Estrada” é uma proposta de extensão universitária e de responsabilidade social desenvolvido pelo UniFacema que, com o apoio de instituições parceiras, tem como objetivo levar assistência em saúde à populações negligenciadas e vulneráveis, buscando também reduzir as desigualdades no acesso aos serviços de saúde e informação em regiões de menor renda per capita no Maranhão.

Além disso, a proposta busca conectar alunos e comunidades por meio da vivência e troca de experiências, maximizando a eficácia do SUS, resultando na ampliação da oferta de cuidados em saúde nos diversos ciclos de vida.

Em mais uma edição, no seu terceiro ano, dias 26 e 27/05 (sexta e sábado) o projeto desembarga na comunidade quilombola Boqueirão dos Vieiras, em Codó-Maranhão. Durante as ações de atendimentos à comunidade, também será entregue a obra de restauração do parquinho recreativo da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Nazaré, promovendo lazer e a melhoria do desempenho das crianças. Ainda, será realizada uma reforma na área externa da igreja comunitária, onde ao final, será realizada uma missa campal para a celebração de bênçãos ao projeto “Saúde na Estrada” e à comunidade.

Para que as ações sejam executadas, o projeto conta com 200 extensionistas voluntários que em 48 horas de imersão na comunidade aplicarão intervenções sociais em prol da melhoria de vida e do desenvolvimento sustentável dessa comunidade. Para isso, o projeto conta com o apoio de empresas socialmente responsáveis, geridas por pessoal humano que abraça essa ideia e transforma vidas, juntamente com o projeto.

O Coordenador do Curso de Enfermagem do UniFacema, Profº. Me. Francisco Braz Milanez Oliveira explica sobre a importância do projeto e dos atendimentos que serão realizados.

“O Maranhão é o segundo estado do Brasil com o maior número de comunidades quilombolas, estando atrás, apenas do estado da Bahia. Assim, sabendo da importância dessas comunidades tradicionais para cultura do estado maranhense, os acadêmicos do UnIFacema, desenvolvem, nesses dois dias de imersão nas comunidade, ações que visam levar assistência em saúde, acessibilidade e direitos humanos, realizando consultas, atendimentos fisioterápicos, psicológicos, vacinação, distribuição de alimentos, distribuição de materiais escolares e brinquedos para as crianças. Nesta terceira edição, na comunidade Boqueirão, 200 famílias, em média, serão atendidas e poderão receber, por meio de doações, aproximadamente, duas toneladas de alimentos em cestas básicas. Das três versões deste projeto, esta foi a mais desafiadora, pois tivemos que montar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) dentro da comunidade, levando assim, acessibilidade em saúde, onde ofertaremos os serviços de consultas médicas, de enfermagem, atendimentos fisioterápicos, odontológicos e plantão psicológico.”

 Profº. Me. Francisco Braz Milanez Oliveira

Durante a realização das ações, alunos e alunas têm a oportunidade de conhecer, na prática, a realidade da população, contribuir para um melhor entendimento de suas questões pessoais, além de ir ao encontro dos que necessitam de um olhar humanizado e voltado para suas necessidades, por meio de projetos como este, com foco em atividades de extensão e de responsabilidade social.

A Coordenadora do Curso de Design de Moda do UniFacema, Profª. Esp. Isabela Fernanda Pontes Vilanova, fala mais sobre a realização do bazar solidário dentro do projeto.

“No projeto “Saúde na Estrada”, o Curso de Design de Moda trabalha com o bazar solidário. Primeiramente, lançamos uma campanha nas redes sociais, voltada para a comunidade e para ao alunos, solicitando doações de roupas, acessórios, calçados, com peças para adultos, masculinas, femininas e infantis, que estejam em bom estado para serem doadas. Depois, realizamos uma triagem, juntamente com alunos e professoras do laboratório de moda e estabelecemos quais dessas peças poderão ser doadas. Algumas peças vêm com pequenos defeitos ou descosturadas, nessas fazemos os ajustes necessários e descartamos as peças que não estão aptas para doação, este ano comemoramos a aquisição de mais de 6 mil peças. Chegando no local, montamos uma mini loja, e os nossos clientes, são as pessoas da comunidade.”


Profª. Esp. Isabela Fernanda Pontes Vilanova

O Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica e Civil do UniFacema, Profº. Msc. Paulo Ricardo Alves dos Reis Santos fala com entusiasmo sobre a participação dos alunos no projeto.

“Nos dia 26 e 27 de maio os estudantes do Curso de Engenharia Civil e Elétrica do UniFacema embarcarão em uma missão emocionante e gratificante: o "Projeto Saúde na Estrada". Por meio desse projeto os alunos buscarão levar saúde, sustentabilidade e melhorias à comunidade de Boqueirão dos Vieiras. As ações do curso estarão voltadas para apresentar ideias de produtos sustentáveis que possam ser utilizados pelos membros da comunidade, além de participarem da revitalização da área de recreação da escola local, que atende crianças e adolescentes. Acreditamos que, ao promover a conscientização ambiental e oferecer um espaço agradável para atividades recreativas, podemos contribuir para o bem-estar geral e a qualidade de vida da comunidade. Os alunos desenvolveram em Projetos Integradores e TDE's das disciplinas e  algumas propostas inovadoras, como a fabricação de blocos de adobe, filtros sustentáveis de carvão ativado e telhas ecológicas feitas de PET reciclado. Essas ideias serão compartilhadas com a comunidade, destacando seus benefícios ambientais e econômicos. Os moradores irão ter a possibilidade de utilizar materiais sustentáveis, que poderão reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida em suas residências.”


Profº. Msc. Paulo Ricardo Alves dos Reis Santos

Esse é o projeto “Saúde na Estrada”, que leva assistência em saúde às comunidades quilombolas, em momentos de muito aprendizado e com a grande oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido em todos os cursos envolvidos.

Conheça nosso projeto e tenha sua marca atrelada à nossa campanha social. Juntos, podemos transformar vidas.


CALENDÁRIO ACADÊMICO

abril
VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.