O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, Campus Caxias, realizou palestra “Desafios e possibilidades no acompanhamento psicopedagógico de crianças com Transtorno do Espectro Autista no ambiente educacional”. A iniciativa, promovida pela Escola de Humanas e Negócios, teve a coordenação da Profa. Ma. Ana Valéria Lopes Lemos e da Profa. Esp. Ana Patrícia Rodrigues Lopes Ferreira.
A palestra foi ministrada pelo Psicólogo Especialista Eduardo Pinto de Andrade e contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Psicologia e Pedagogia. Segundo a Profa. Ma. Ana Valéria Lopes Lemos, coordenadora do curso, “esta formação foi essencial para ampliar o olhar dos futuros profissionais sobre o Transtorno do Espectro Autista, possibilitando reflexões profundas sobre a prática pedagógica e psicológica no ambiente escolar”. Ela destacou que o evento reforçou o compromisso do UniFacema em formar profissionais preparados para atuar com sensibilidade e competência na educação inclusiva.
A Profa. Esp. Ana Patrícia Rodrigues Lopes Ferreira ressaltou: “a inclusão escolar ainda é um grande desafio, iniciativas como esta contribuem diretamente para capacitar os nossos acadêmicos, permitindo que compreendam as dificuldades enfrentadas pelas crianças com TEA e busquem soluções práticas para promover o desenvolvimento e a aprendizagem”. Para ela, a integração entre pedagogia e psicologia é fundamental para o acompanhamento efetivo de crianças com TEA nas instituições de ensino.
O ministrante, Especialista Eduardo Pinto de Andrade, destacou que “o momento foi estruturado para unir teoria e prática, oferecendo aos alunos subsídios para compreender as manifestações clínicas do TEA e, ao mesmo tempo, identificar estratégias eficazes de intervenção no cotidiano escolar”. Ele explicou que os participantes tiveram acesso a estratégias pedagógicas inclusivas e práticas psicológicas aplicáveis ao ambiente escolar.
A acadêmica Lorrainny de Miranda Rocha, do 3º período de Psicologia, comentou: “participar desta palestra foi uma experiência enriquecedora, pois possibilitou compreender melhor as necessidades de crianças com TEA e refletir sobre como podemos contribuir, enquanto futuros profissionais, para uma educação mais justa e inclusiva”. Ela afirmou que a atividade ampliou sua compreensão sobre os desafios e possibilidades da inclusão escolar.
A metodologia da palestra combinou teoria e prática, promovendo uma experiência de aprendizagem participativa e reflexiva. Entre os temas abordados estavam os critérios diagnósticos do TEA, suas manifestações na infância e estratégias pedagógicas inclusivas, fundamentadas em legislações como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e o Decreto nº 7.611/2011.
O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema Campus Caxias, reafirma seu compromisso em promover ações acadêmicas que unem teoria e prática, fortalecendo a formação de profissionais capacitados para atuar nos diferentes contextos educacionais e sociais.
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Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing do UniFacema Publicado em 10/09/2025 Por Andressa Félix.