UniFacema recebe Acadêmicos do Curso de Letras da Uema em visita à exposição que homenageia Gonçalves Dias

Publicado em 15/12/2023 10:38:24

Na última terça-feira (12), acadêmicos do 3º período do Curso de Letras da Uema, Campus Caxias, visitaram a exposição "A cidade e o poeta Gonçalves Dias: 200 anos de nascimento e de independência de Caxias ", do fotógrafo David Sousa. A exposição fotográfica, em homenagem ao bicentenário do poeta caxiense Gonçalves Dias, é um projeto dos alunos e alunas dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Moda do UniFacema e está exposta na Biblioteca do Centro Universitário. Por meio de imagens, a exposição destaca a influência do poeta na identidade cultural da cidade e sua trajetória em paralelo com o processo de independência.

A visita fez parte de uma atividade da disciplina Filologia, ministrada pela professora da Uema, Erlinda Bittencourt. Os alunos e alunas foram recebidos pela professora do UniFacema, Maria Bertolina Costa, que explicou sobre as relações entre a vida do poeta e o momento histórico em que o Brasil vivia.

A professora da Uema, Erlinda Bittencourt falou sobre o significado dessa visita para os seus alunos e alunas do Curso de Letras.

“Este é um momento bastante significativo para os alunos do 3º período. Estabelecemos uma parceria com o UniFacema, que está fazendo uma exposição bastante contextualizada, que comemora não somente o bicentenário da cidade de Caxias como também o bicentenário de Gonçalves Dias. Aqui estão documentos raros, fontes primárias a que os alunos têm acesso. Também foi passada para nós toda uma história através das imagens, da arte visual de David Sousa, que mostra internamente os prédios e outras construções de Caxias. Um trabalho rico, com muitas informações. A vida acadêmica de Gonçalves Dias também está aqui, como a matrícula dele na universidade em Portugal e o seu diploma”.

Além de fotografias feitas por David Sousa, fazem parte da exposição trabalhos do artista Sidny Brito, que elaborou histórias em quadrinhos com personagens que retratam a vida e obra de Gonçalves Dias. Outro colaborador é o arquiteto Ezíquio Barros, que se voltou para os estilos arquitetônicos, tipos de construção e a época em que surgiram.

A Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UniFacema e uma das curadoras da exposição fotográfica, Profa. Dra. Maria Bertolina Costa, que guiou os alunos visitantes durante a atividade, comenta sobre o objetivo e relevância desta exposição realizada no UniFacema.

“Montamos essa exposição com o objetivo de fazer uma homenagem aos 200 anos do nascimento de Gonçalves Dias e 200 anos da independência de Caxias. São dois marcos históricos na cidade e essa instituição de ensino presta essa homenagem a partir dessa exposição fotográfica e documental. Temos documentos manuscritos que estão hoje na Universidade de Coimbra sobre a vida acadêmica de Gonçalves Dias. São diversas informações sobre esses dois momentos. Estamos felizes em receber hoje os alunos da UEMA, e essa parceria é muito importante. Esperamos ter outras.”

A exposição estará aberta para visitação até o dia 22 de dezembro de 2023, de segunda a sexta, das 14h às 18h, na Biblioteca do UniFacema.