UniFacema recebe egresso de Fisioterapia para Estágio Supervisionado de Docência através do PAE

Publicado em 27/09/2021 10:26:37

Através do Programa de Acompanhamento do Egresso (PAE), Ricardo Mesquita Lobo, egresso do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, acaba de conquistar um importante marco em sua trajetória profissional: Ingressar para o Estágio em Docência no UniFacema, como requisito e obrigatório para a formação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica da Universidade Brasil em São Paulo (SP).Estará Acompanhando a disciplina “Saúde da Mulher e da Criança”, ofertada no curso de Enfermagem e ministrada pela Profa. Dra. Carla Marques da Costa.

O Programa de Acompanhamento aos Egressos (PAE) possibilita uma continuada avaliação da Instituição, por meio do desempenho profissional dos egressos. Trata-se de um importante passo no sentido de incorporar ao processo de ensino/aprendizagem elementos da realidade externa ao UniFacema, que apenas o diplomado está em condições de oferecer, já que é ele quem experimenta pessoalmente as consequências dos aspectos positivos e negativos vivenciados durante sua Graduação e implementados em sua carreira.

O egresso de Fisioterapia destaca o desafio em agregar o conhecimento tanto na área de Fisioterapia, quanto na de Enfermagem e a sua expectativa em poder contribuir de forma positiva, trazendo conhecimentos adquiridos aos acadêmicos.

Ricardo Mesquita Lobo

Egresso do curso de Fisioterapia

“É uma honra voltar ao UniFacema, onde me tornei fisioterapeuta e hoje, como mestrando, retorno à instituição como estagiário de Docência no curso de Enfermagem com a disciplina: “Saúde da Mulher e da Criança”, onde tenho como desafio agregar os conhecimentos da Fisioterapia e da Enfermagem, trabalhando de forma multidisciplinar com os discentes. A expectativa é contribuir de forma positiva com os alunos nessa fase da vida deles, e que nós possamos juntos aprender ainda mais com a disciplina. Além disso, me sinto realizado em estar participando nesse processo de formação dos mesmos, onde se tornarão excelentes profissionais”.

(Ricardo Mesquita Lobo,egresso de Fisioterapia)

Ricardo aproveitou a oportunidade desta matéria para externar seu agradecimento ao corpo docente da instituição, bem como ao aprendizado adquirido durante sua graduação no UniFacema:

“Com essa oportunidade, agradeço ao Professor Marcos Aurélio, Reitor do UniFacema, que me ajudou nesse processo de estágio, à Professora Dra. Ana Carla que está me acompanhando na disciplina e a todos da instituição que vem me ajudando nessa minha nova fase de vida. Gratidão ao UniFacema”.

(Ricardo Mesquita Lobo,egresso de Fisioterapia)

Profa. Dra. Ana Carla Marques da Costa

Professora do curso de Enfermagem

“Este estágio tem como objetivo principal a participação desse egresso em todo percurso da disciplina, ele terá uma oportunidade de melhorar o planejamento da disciplina, selecionar e elaborar recursos para as aulas, tanto as práticas quanto as teóricas, bem como irá colaborar na elaboração das avaliações e no atendimento aos alunos, caso necessário. Será muito enriquecedor tanto para a IES, ter um egresso que está fazendo um Estágio em Docência como também para a disciplina,para o professor e para o aluno que será acompanhado por dois profissionais capacitados a estarem desenvolvendo as atividades dentro da disciplina da: “Saúde da Mulher e da Criança”.

(Profa. Dra. Ana Carla Marques da Costa/Professora do curso de Enfermagem)