UniFacema recebe nota 04 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC

Publicado em 04/04/2024 17:31:32

O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão- UniFacema, alcançou nota 04 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). É o IGC que avalia as instituições de educação de ensino superior, e é considerado o mais importante neste segmento no Brasil. Com o resultado divulgado, o UniFacema entra para o especial grupo das instituições de ensino superior mais bem avaliadas no país.

Definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o IGC é um indicador de qualidade que leva em consideração variados itens para este cálculo, tais como: média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso, que determina o desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo) do último triênio; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na última avaliação disponível; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

O Reitor do UniFacema, Prof. MsC Marcos Aurélio de Araújo Alves explica como se deu a avaliação do INEP e de que forma a instituição chegou a esse excelente resultado.

Reitor Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves

“No dia 02.04.24 o MEC, por meio do INEP, publicou o resultado do Índice Geral de Cursos – IGC, que é um indicador de qualidade da Educação Superior, referente aos dados da avaliação das IES de 2022, a partir dos resultados e insumos das avaliações externas e das notas do Enade dos cursos que fizeram prova do Enade no ano de 2022, em nível nacional. Esse é mais um ato do regulatório ministerial que contempla a qualidade das avaliações de cursos e das IES. O UniFacema, em 2022, participou do Enade com os cursos de Administração, Design de Moda, Serviço Social, Direito e Psicologia, e a partir das avaliações desses cursos, naquele ano, tivemos como resultado final de IGC, a nota 04 (quatro) na escala de 1 a 5, no escore de avaliação ministerial, gerando um conceito Muito Bom para o UniFacema, a partir dos indicadores de qualidade do processo de avaliação do ensino superior no Brasil. Essa nota 04 no IGC é o resultado dos insumos dos processos de avaliação externa e dos insumos do Enade do UniFacema, gerando assim, um conceito geral Muito Bom, como a nota 04, para a qualidade dos cursos e da IES no ano de 2022, último ano avaliado pelo MEC. O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de ensino superior do Brasil de forma geral e global, e nesse sentido o UniFacema, hoje, é uma IES que tem IGC 04, configurando-se entre as melhores IES brasileiras”.

Este resultado, definitivamente, coloca o UniFacema em uma posição privilegiada, que incluem as melhores instituições de ensino brasileiras, reafirmando assim, o seu compromisso com uma educação de excelência, avaliado com nota máxima pelo MEC e reconhecidamente o melhor Centro Universitário da região.

O Reitor Marcos Aurélio de Araújo Alves finalizou sua fala, evidenciando a posição diferenciada do UniFacema entre as instituições brasileiras e também parabenizou a todos e todas que contribuíram para essa nota 04.

“Vale ressaltar que somente 21% de todas as IES brasileiras, avaliadas em 2022, segundo dados do INEP, ficou com nota 4 e 5, nesta avaliação. Esse dado mostra mais uma vez que o UniFacema é uma IES de qualidade e ocupa um destaque nacional, entre as seletas instituições brasileiras que obtiveram IGC 4 e 5. Isso nos dá uma certa tranquilidade de que estamos trabalhando para um ensino superior de qualidade, a partir do compromisso e comprometimento de muitos envolvidos, que são: mantenedores, gestores, professores, técnicos e alunos, uma vez que todos têm participação na construção desse conceito e nota. Então, nos cabe parabenizar o UniFacema e a todos que contribuíram para mais essa conquista, no tocante à qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, gerando um IGC UniFacema com nota 04, bem como reavivar as forças para dar continuidade ao trabalho que já realizamos, e sempre melhorando."