UniFacema recepciona alunos para volta às aulas totalmente presenciais

Publicado em 14/02/2022 17:12:48

Na terça-feira (08) e quarta-feira (09), foram dias de retomar as atividades presenciais no Centro Universitário de Ciência e Tecnologia do Maranhão – UniFacema. No regresso, todos os alunos foram recepcionados com o show do Dj Gildenor Almeida, que animou o reencontro dos alunos veteranos e a recepção dos novos alunos.

Na entrada da IES, foram montadas barracas para orientar os alunos quanto a localização de suas salas, como também para recebimento dos comprovantes vacinais, e está sendo exigido que seja protocolado no portal do aluno para garantir o bem-estar dos alunos na instituição.

Para os novos alunos, a Coordenadora de Graduação Profa. Esp. Ana Patrícia Rodrigues Lopes Ferreira e a Coordenadora do curso de Psicologia Profa. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo, realizaram uma palestra sobre “Porque Cursar o Ensino Superior?”, como forma de saber os anseios de cada aluno, bem como suas expectativas para o início deste semestre e também deixá-los cientes de que o ingresso na universidade envolve uma série de fatores adaptativos.

Profa. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo

“A ideia foi ambientar os alunos e fazer com que eles percebam que o ensino superior exigirá deles habilidades e posturas diferentes das que aprenderam no ensino médio. Agora o ensino deve ter, não somente, conteúdos voltados para o aspecto cognitivo da formação, mas também potencializar as habilidades de relações interpessoais que aquela carreira exige. Nesse sentido, o aluno precisa ser ativo e autor de sua experiência na graduação para ter uma carreira de sucesso”. Reforçou a Profa. Dra. Ana Deyvis, Coordenadora do curso de Psicologia.

Para a Professora Jesus Andrade, do Curso de Serviço Social, é uma satisfação esse retorno das aulas presenciais.

Profa.MSC. Jesus Andrade

“É um momento muito emocionante, que nos permite olhar para os nossos alunos aqui de forma presencial, e nós estávamos ansiosos por este momento. Acredito que será um período extremamente proveitoso, onde vamos precisar nos readaptar e claro manter com os cuidados redobrados, porque a pandemia não acabou, mas, nós necessitamos estar aqui nesse lugar e construir nosso conhecimento coletivamente”.

A acadêmica do 7° período de Serviço Social, Adriana Fernandes, afirmou ser um momento muito importante.

Acadêmica de Serviço Social, Adriana Fernandes

“Tivemos 2 anos de aulas remotas e foi de grande aprendizado, mas, o retorno das aulas presenciais, a presença física dos professores e colegas de classe são insubstituíveis. Então no nosso processo de aprendizagem é de suma importância termos essa volta, o que nos deixa ainda mais entusiasmados para o semestre que já iniciou.”