Apoiado nos direcionamentos da renomada empresa de consultoria educacional, Hoper Educação, e com foco nas diretrizes do mercado bem como da contemporaneidade, o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, vivencia um momento de upgrade. Através dele, a IES mira o objetivo de passar a oferecer a partir deste ano de 2020, uma formação educacional baseada em metodologias ativas, trabalhos discentes práticos e efetivos, que assim, possibilitem aos alunos superar desafios e adquirir segurança para construir suas carreiras profissionais.
“Esta modelagem curricular dos cursos tem como foco tornar a formação dos nossos alunos, mais próxima aos anseios do mercado, no que tange à empregabilidade e questões de ordem prática que eles possam estar envolvidos. Modelagem esta que é amparada na legislação nacional, no que diz respeito as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), e a nova proposta de formação da Sociedade 4.0,” argumenta o Magnífico Reitor do UniFacema, Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves.
Dayane Leitão Machado de Castro, Pró-reitora Acadêmica, coloca que este upgrade curricular beneficia os alunos com a imersão em aulas práticas, por meio de disciplinas Maker (diz-se de disciplinas que possibilitem a criatividade dos alunos, de modo que a aprendizagem seja adquirida por parte de experiências ativas). “É uma matriz curricular bem estruturada, onde em cada semestre letivo os alunos terão um Projeto Integrador, que como o próprio nome já diz, é um projeto que integra todas as disciplinas deste semestre, que por serem disciplinas interdisciplinares e contextualizadas, levam nosso aluno a ter autonomia na busca do seu conhecimento”, pontua.
A Profª. Drª. Magnólia Magalhães, Coordenadora de Pesquisa e Extensão do UniFacema, considera que esta mudança na matriz curricular dos cursos é benéfica e confere ao aluno maior preparo profissional e humanista para atuar frente ao mercado de trabalho.
Para desenvolver esta nova matriz curricular, a IES vivencia, atualmente, transformações na sua parte física. Segundo Acyr Carvalho, arquiteto que assina o projeto, o UniFacema, hoje, em período de reforma, receberá os alunos, contando com mais:
“Achei proveitoso essa mudança, em vista que outras IES já fazem isso, sem contar que esta nova proposta dar uma abertura maior para nossa atuação. Vejo a possibilidade de “aprender fazendo”, o que sempre me encantou; feliz estou em saber que logo, logo, poderei vivenciar tudo isso”, finaliza a aluna do 6º período de Enfermagem, Juliana Barros dos Reis.
Reforçando toda essa ideia é que apresentamos no vídeo a seguir uma reportagem colaborativa que clareia um melhor entendimento sobre essas benéficas transformações educacionais e de mercado.
Confira: